técnico engasgado hospital

Técnico em Enfermagem salva bebê engasgado em Teresina: “Cada minuto foi angustiante”, diz avô 

Teresina

Um bebê, de apenas 09 meses, que estava engasgado com saliva, foi salvo pelo técnico em Enfermagem Josean Frota, que trabalha no Hospital do Monte Castelo – zona Sul de Teresina, no setor de atendimento Covid-19. O caso foi registrado na última quarta-feira (23).

O servidor público considerou que cada segundo foi essencial para salvar a vida do bebê.

Atendimento no hospital

“Foi tudo muito rápido, cerca de 20 minutos todo o atendimento. Quando o carro chegou no hospital, eu estava aqui na frente e fui orientar para um possível desavisado que só atendia casos de Covid-19. Mas quando eu cheguei perto, vi o bebê no colo dela meio roxinho, e a mulher chorando, pedindo ajuda. Então eu o peguei e foi tudo muito rápido”, lembrou Josean.

Ele pegou o bebê no colo, o inclinou de cabeça para baixo e fez movimentos de empurrão nas costas. Segundo o profissional, foi quando o bebê desengasgou e começou a chorar.

Após o procedimento, disse Josean, o bebê foi encaminhado para o atendimento clínico geral do hospital, pois o bebê estava com 39ºC. Depois de tomar medicação para baixar a febre, Ângelo foi levado para a Unidade Básica de Saúde do Parque Piauí, onde recebeu atendimento pediátrico.

A mãe da criança, que foi identificada como Laíssa Andressa, moradora do bairro Ilhotas, zona Sul de Teresina, disse que Ângelo estava dormindo quando percebeu que ele estava comprimindo a barriga e apertando as mãozinhas. Ela pensou que o menino estivesse sofrendo uma convulsão durante o sono.

De acordo com o avô materno do bebê, Cledilson Pereira, que mora na mesma rua que a filha Laíssa, a ação para salvamento do bebê foi muito rápida.

“Quando vi minha filha me chamando e vindo em minha direção nervosa, pedindo pra eu ajudar meu neto. Graças a Deus, um homem que vende frutas estava conversando comigo na porta e nos ajudou a levar ela ao hospital mais próximo”, explicou o avô.

Ao chegar no hospital a mãe foi informada que se tratava de um engasgo. Cledilson informou ao g1 que, embora todo o atendimento tenha sido muito rápido – e em questão de horas estavam todos reunidos em casa, cada minuto vivido pela família foi angustiante.

“Graças a Deus ele só ficou um pouco febril, normal para a idade já que está nascendo dente. Agora estamos todos mais calmos, aliviados. Agradecemos muito a Deus por ele ter dado saúde pro nosso neto, porque a gente passa por uma situação dessa e é um desespero e tanto”, disse emocionado.

Pequeno Ângelo Micael com o técnico de enfermagem Josean Frota — Foto: Arquivo pessoal
Compartilhe este post
consultoria natura avonSabores da TerraCasa da Roca e PetCitopatologista Dra JosileneAri ClinicaAfonsinho AmaranteFinsolComercial Sousa Netoclinica e laboratorio sao goncaloCetec AmaranteEducandario Menino JesusMercadinho AfonsinhoAlternância de BannersPax Uni~ão AmarantePax Uni~ão AmaranteDr. JosiasPier RestobarPax Uni~ão AmaranteHospital de OlhosIdeal Web, em AmaranteMegalink AmaranteSuper CarnesInterativa