Sterling vence Cejudo e mantém cinturão peso-galo do UFC

Esportes

O ex-campeão de duas divisões Henry Cejudo, retornando ao UFC após uma ausência de três anos, perdeu por decisão dividida para Sterling.

Aljamain Sterling derrotou Henry Cejudo por decisão dividida na luta principal do UFC 288 em Newark, Nova Jersey, para manter seu título peso-galo e potencialmente enviar o ex-campeão de duas divisões do UFC de volta à aposentadoria.

Sterling levou as cartas 48-47, 47-48, 48-47 na luta disputada na noite de sábado.

Cejudo, voltando ao octógono após uma ausência de três anos, era o favorito das apostas na luta.

“Eu não tinha certeza de como seria a decisão”, disse Sterling. “Eu gostaria de ter feito um pouco melhor, mas Henry é um [expletive] cachorro, ele é uma lenda e não é tarefa fácil passar por cima dele como fiz com todo mundo.”

Ele melhorou para 23-3 e Cejudo caiu para 16-2.

Sterling, 33, acertou mais golpes totais, 174-110 sobre Cejudo, incluindo uma vantagem de 110-63 em golpes de assinatura.

Sterling conquistou o título de 135 libras por desqualificação devido a um golpe ilegal em uma luta que estava perdendo para Petr Yan em 2021. Ele solidificou sua reivindicação ao título ao vencer uma revanche por decisão dividida um ano depois.

O desafiante peso-galo Sean O’Malley entrou no cage após a vitória de Sterling no sábado, tirou sua jaqueta e ficou cara a cara com ele enquanto os dois lutadores lançavam palavrões um contra o outro e, eventualmente, precisavam ser separados.

Eles podem disputar o campeonato ainda neste verão. O presidente do UFC, Dana White, queria que Sterling-O’Malley lutasse em agosto em Boston – e não tarde da noite em Nova Jersey.

Henry Cejudo reage após derrota para Aljamain Sterling
Cejudo reage após derrota para Sterling [Frank Franklin II/AP Photo]

Cejudo, 36, é a única pessoa a ganhar uma medalha de ouro olímpica e um título do UFC. Ele já deteve os títulos peso galo e peso mosca – tornando-se um dos apenas quatro lutadores do UFC a deter cinturões simultaneamente em duas divisões. Mas ele se aposentou abruptamente em seu auge em 2020, desocupando as duas coroas.

Cejudo disse que estava “um pouco confuso” sobre seus planos futuros e que voltaria para casa, para sua família – sua esposa está esperando o segundo filho do casal – e pensaria muito sobre seu futuro de luta. Ele foi muito aplaudido durante todas as cinco rodadas por 17.559 torcedores que pagaram para assistir Cejudo tentar voltar no tempo.

“Quem sabe esta pode ser a última vez no octógono”, disse ele.

Sterling, natural de Long Island, Nova York, defendeu com sucesso o campeonato peso-galo pela terceira vez.

No início da noite, Belal Muhammad (23-3, 1 NC) acertou chutes fortes o suficiente na parte superior do corpo de Gilbert Burns para ganhar uma vitória por decisão unânime na luta de cinco rounds de 170 libras.

Muhammad e Burns trocaram alguns chutes no terceiro e a torcida deixou os lutadores acertarem no final de mais um round no card que sofreu com a deficiência de ação sustentada. Burns pareceu machucar o ombro esquerdo em uma tentativa fracassada de queda e não conseguiu atacar muito, uma das razões para um ritmo metódico.

Muhammad foi vaiado quando foi anunciado como o vencedor por 50-45, 49-46, 49-46 e depois disse à multidão: “Nova Jersey, você é péssimo”.

A vitória carimbou Muhammad – que aceitou a luta com pouco mais de duas semanas de antecedência e estendeu sua seqüência de vitórias para cinco e sua invencibilidade para 10 lutas consecutivas – como um dos principais candidatos à disputa pelo título contra Leon Edwards.

Movsar Evloev derrotou Diego Lopes por decisão unânime em uma luta que Lopes aceitou com cinco dias de antecedência, depois que uma lesão forçou a desistência de Bryce Mitchell. Yan Xiaonan derrotou a ex-campeã peso-palha do UFC Jéssica Andrade com uma grande direita e acertou a adversária caída para uma vitória por nocaute técnico aos 2:20 do primeiro round.

A vitória de Yan pode prepará-la para uma luta pelo campeonato de 115 libras contra o também lutador chinês Zhang Weili.

Com informações do site Al Jazeera

Compartilhe este post
Sabores da TerraCasa da Roca e PetCitopatologista Dra JosileneAri ClinicaAfonsinho AmaranteMegalink AmaranteFinsolComercial Sousa Netoclinica e laboratorio sao goncaloCetec AmaranteEducandario Menino JesusMercadinho AfonsinhoAlternância de BannersPax Uni~ão AmarantePax Uni~ão AmaranteDr. JosiasPier RestobarPax Uni~ão AmaranteHospital de OlhosIdeal Web, em AmaranteSuper CarnesInterativa