Seu briefing de segunda-feira

Seu briefing de segunda-feira

Internacional

O presidente Recep Tayyip Erdogan da Turquia derrotou o candidato da oposição Kemal Kilicdaroglu em um segundo turno ontem com 52,1 por cento dos votos, de acordo com o Conselho Eleitoral Supremo da Turquia, garantindo ao líder inconstante mais cinco anos no poder.

Erdogan, que irritou seus aliados ocidentais na Otan enquanto aumentava seu controle sobre o Estado turco, pode permanecer no poder por pelo menos um quarto de século. Sua vitória aprofunda sua marca conservadora na sociedade turca, enquanto ele persegue sua visão de um país com crescente poder econômico e geopolítico.

Seus apoiadores ignoraram os desafios da Turquia, incluindo uma crise econômica iminente, e o elogiaram por melhorar o status do país como uma potência muçulmana com 85 milhões de pessoas e laços críticos entre os continentes. Milhares se reuniram em frente ao palácio presidencial em Ancara, agitando bandeiras turcas vermelhas e brancas.

Discurso de vitória: “Não somos apenas nós que ganhamos, é a Turquia”, disse Erdogan sob aplausos estridentes. “É a nossa nação que venceu com todos os seus elementos. É a nossa democracia”.

Oposição: Kilicdaroglu disse a seus apoiadores que não contestou a contagem de votos, mas que a eleição em geral foi injusta, no entanto. Na corrida para a votação, Erdogan utilizou recursos estatais para inclinar o campo de jogo a seu favor.


Andrei Medvedev, um russo que afirma ter desertado da força mercenária russa Wagner durante a batalha pela cidade ucraniana de Bakhmut, está buscando asilo na Noruega enquanto fornece informações sobre Wagner às autoridades.

Sua jornada improvável fez de Medvedev um dos poucos combatentes russos publicamente conhecidos a buscar proteção na Europa depois de participar da invasão. Seu pedido de asilo agora está forçando a Noruega a decidir um caso que coloca o ethos humanitário do país contra uma política de segurança nacional cada vez mais assertiva e solidariedade com a Ucrânia.

Desde que chegou ao país em janeiro, Medvedev participou de entrevistas com policiais noruegueses que investigavam crimes de guerra na Ucrânia. Ele descreveu matar ucranianos em combate e testemunhar as execuções de camaradas acusados ​​de covardia, mas afirma que não participou ou testemunhou crimes de guerra, como assassinatos de prisioneiros de guerra e civis.

Retrocesso: Ativistas na Ucrânia e na Europa Ocidental dizem que dar abrigo seguro na Europa a combatentes russos, especialmente mercenários como Medvedev, falha em responsabilizar os russos pela invasão. Ele também pode ter complicado seu próprio pedido com brigas de bar e detenções na Noruega e postando brevemente um vídeo no YouTube sugerindo que queria voltar para a Rússia.

Citável: “Isso vai ao cerne de quem somos na Europa”, disse Cecilie Hellestveit, ex-membro do conselho de apelação de asilo da Noruega. “Isso nos obriga a reavaliar nossa abordagem aos direitos humanos de uma forma que não estávamos dispostos a fazer até agora.”

Em outras notícias da guerra:


Um dia depois de fechar um acordo de princípio com o presidente Biden para aumentar o limite da dívida dos EUA, o porta-voz Kevin McCarthy e sua equipe de liderança começaram a reunir os republicanos em favor de um acordo que enfrenta duras críticas de ambos os partidos políticos. Os proponentes esperam aprovar a legislação a tempo de evitar um calote, agora projetado para 5 de junho.

Os republicanos da Câmara divulgaram um memorando de uma página com 10 pontos de discussão sobre os benefícios conservadores do acordo, incluindo um teto para os gastos do governo, requisitos de trabalho mais rígidos para os americanos que recebem benefícios do governo e cortes no financiamento global de saúde.

Análise: O acordo reforça o argumento de Biden de que ele está comprometido com o bipartidarismo, mas vem com o custo de irritar muitos em seu próprio partido, escreve Peter Baker, nosso principal correspondente da Casa Branca.

Oito anos atrás, Ryyan Alshebl, um refugiado sírio, cruzou o Mar Mediterrâneo em um bote e viajou pela Europa a pé, buscando asilo na Alemanha.

Agora ele é o prefeito de Ostelsheim, uma pequena e unida vila no sudoeste da Alemanha que se acredita ser a primeira cidade alemã a eleger um prefeito entre os quase um milhão de refugiados sírios que chegaram ao país em 2015. Veja como isso aconteceu.

O futebol tem um problema de perda de tempo. Como o esporte resolve isso? Vários exemplos de alto nível de ataques dolorosos de jogo lento forçaram o órgão dirigente do futebol a busca de soluções.

A história interna do dia de caos glorioso da Alemanha: Grandes gols, pênaltis perdidos, uma controvérsia de revisão de vídeo, camisetas imprudentes … o último dia de A corrida pelo título da Alemanha teve de tudo.

Por que a Superliga Feminina está mais competitiva do que nunca: O Chelsea é campeão pela quarta temporada consecutiva, mas a força da liga está ajudando a empurrá-lo para novas alturas.

Dos tempos: No primeiro dia do Aberto da França, uma rara declaração de desafio à guerra na Ucrânia de um atleta da Bielo-Rússia ou da Rússia.

O final de “Succession” da HBO foi ao ar, pondo de lado (ou não) a questão de quem herda o império da mídia do falecido tirano, Logan Roy, escreve James Poniewozik, o principal crítico de televisão do Times. (Não se preocupe, não vamos estragar tudo para você.)

“Como ‘Mad Men’ antes dele, ‘Succession’ é um drama que também é a coisa mais engraçada da TV em qualquer semana”, escreve James. E como “Dallas”, é uma saga do horário nobre que usa diálogos deliciosos e rivalidades entre irmãos para explorar a natureza particular da riqueza em seu tempo. Uma diferença: hoje, os muito ricos são muito, muito, muito mais ricos.

Há ainda outra distinção importante, escreve James. “Certa vez, escrevi que os espectadores de ‘Succession’ ‘podem se divertir sabendo que não temos interesse, exceto pelo pequeno fato de que pessoas como os Roy governam o mundo’. Esta temporada final enfatizou que esse é um grande ‘exceto’.

Mais sobre “Sucessão”:


Com informações do site The New York Times

Compartilhe este post
Comercial Sousa Neto Grupo Pitagoras Eletrocarro Cinara Cristina Citopatologista Dra Josilene Afonsinho Amarante Finsol clinica e laboratorio sao goncalo Cetec Amarante Educandario Menino Jesus Mercadinho Afonsinho Pax Uni~ão Amarante Pax Uni~ão Amarante Pier Restobar Pax Uni~ão Amarante Hospital de Olhos Ideal Web, em Amarante Megalink Amarante Super Carnes Interativa