Prefeitura de São Francisco do MA lança o serviço ‘Família Acolhedora’ para proteção de crianças e adolescentes

São Francisco do Maranhão

A Prefeitura de São Francisco do Maranhão, por meio da Secretaria de Assistência Social, lançou na manhã desta terça-feira o serviço Família Acolhedora, que visa o auxílio e proteção à família por meio do acolhimento temporário de crianças e adolescentes do município afastados da família de origem mediante medida protetiva.

O evento contou com a participação do prefeito Adelbarto Santos, do promotor de Justiça Leonardo Soares Bezerra, da assistente social Márcia Barbalho – do município de Pastos Bons-MA, vereadores do município e conselheiros tutelares.

Objetivo do serviço Família Acolhedora

O serviço, segundo Márcia Barbalho, tem como propósito o acolhimento familiar provisório de crianças e adolescentes em situação de privação temporária de convívio com a família de origem. “O objetivo desse serviço é trabalhar a convivência familiar e comunitária dessas crianças e adolescentes para que possam retornar ao seio familiar”, disse ela.

O Família Acolhedora, segundo informações, irá oferecer os cuidados e a proteção integral do público-alvo, além da convivência familiar e comunitária. “É por isso que ela vai passar por um processo de acompanhamento, sendo trabalhadas as famílias acolhedoras e de origem, como também a criança e o adolescente”, completou.

“Muitas vezes, há famílias desorganizadas e desestruturadas que são incapazes da manutenção dessa criança no seio familiar. Imaginemos uma situação em que uma mãe seja usuária de drogas, ou um pai que esteja preso e a avó não quer a criança. Nesse caso, cabe uma dúvida sobre para onde ela será destinada, e esse é o papel do programa, como forma de se apresentar uma solução institucional”, explicou o promotor de Justiça, Leonardo Soares Bezerra.

O prefeito Adelbarto Santos participou do ato solene. Ele agradeceu aos vereadores presentes, como também ao promotor pela indicação do Projeto de Lei. “A nossa ideia é legalizar as ações, fazendo as coisas dentro de um processo legal. E essa lei chegou para aprimorarmos esse setor. Se nós não corrigirmos as crianças agora, teremos adolescentes frustrados e, consequentemente, uma sociedade pior ainda”, disse o gestor na ocasião do lançamento do programa.

O Projeto de Lei, cuja implantação foi sugerida pelo Ministério Público de São Francisco do Maranhão, foi assinado pelo Executivo Municipal e aprovado na Câmara de Vereadores. O lançamento aconteceu com transmissão pelo perfil social do prefeito Adelbarto Santos.

Fotos: Vando Clepi

serviço Família Acolhedora

Compartilhe este post
Sabores da TerraCasa da Roca e PetCitopatologista Dra JosileneAri ClinicaAfonsinho AmaranteMegalink AmaranteFinsolComercial Sousa Netoclinica e laboratorio sao goncaloCetec AmaranteEducandario Menino JesusMercadinho AfonsinhoAlternância de BannersPax Uni~ão AmarantePax Uni~ão AmaranteDr. JosiasPier RestobarPax Uni~ão AmaranteHospital de OlhosIdeal Web, em AmaranteSuper CarnesInterativa