Semec participa do 1° Seminário Regional do PPAIC e destaca boas práticas na alfabetização

Semec participa do 1° Seminário Regional do PPAIC e destaca boas práticas na alfabetização

Teresina

Foi realizado nesta quarta-feira (29), no Cine Teatro da Universidade Federal do Piauí (UFPI), o 1° Seminário Regional de Boas Práticas do Programa Piauiense de Alfabetização na Idade Certa (PPAIC), com o tema “Avaliar para Ensinar. A Secretaria Municipal de Educação (Semec) participou do evento com a presença do secretário, professor Nouga Cardoso, e equipe técnica da gestão e do ensino.

O Seminário Regional de Boas Práticas destacou uma série de inovações e estratégias bem-sucedidas na área da educação. Reunindo educadores, gestores e profissionais da área de Teresina e região, o evento teve como objetivo central o compartilhamento de experiências que possam aprimorar a alfabetização e o desenvolvimento educacional de crianças.

O principal foco do seminário foi realçar as boas práticas relacionadas à alfabetização, observação e registro do progresso da aprendizagem, bem como o acolhimento dos estudantes para avaliações e a valorização dos professores. Cada apresentação concentrou-se em demonstrar como essas práticas podem ser aplicadas de forma eficaz no contexto educacional, com uma ênfase particular na alfabetização de crianças na idade adequada.

No evento, foram avaliadas quatro categorias distintas de boas práticas: Gestão Municipal, com enfoque em estratégias de coordenação e gestão em nível municipal para promover a aprendizagem eficaz; Gestão Escolar, destacando iniciativas inovadoras nas escolas que melhoram o ambiente de aprendizagem e a participação dos alunos; Ciclo de Alfabetização, enfatizando métodos e abordagens que garantem que as crianças dominem a alfabetização no tempo adequado; e Educação Infantil, explorando práticas que promovam um começo sólido na educação, preparando as crianças para os anos subsequentes de aprendizado.

Durante a apresentação da categoria de Gestão Municipal, com o tema “Valorização das Práticas Alfabetizadoras no Município de Teresina”, o secretário Nouga Cardoso enfatizou a importância dos projetos educacionais implantados na Rede Semec e elogiou o compromisso dos professores e gestores.

“Quero começar dizendo que o que temos para apresentar só pode ser classificado como bom, porque vocês, nossos educadores, fizeram ainda melhor. Nossa equipe tem se empenhado incansavelmente para oferecer uma educação de qualidade em Teresina e tenho o orgulho de destacar alguns dos projetos educacionais que foram implantados na Rede da Semec. Um deles é o ‘Projeto Alfabetiza Teresina’, que tem se mostrado eficaz em promover a sensibilização e motivação dos nossos alunos para a prática cotidiana da leitura. Não é apenas ensinar a ler, é inspirar o gosto pela leitura, é tornar a leitura parte integrante de suas vidas. E o que temos visto é que isso está acontecendo,” finalizou o secretário.

Também participaram coordenadoras, gerentes, professoras e o secretário executivo de Ensino, professor Reinaldo Ximenes.


Fonte: Prefeitura de Teresina

Compartilhe este post
Macedo CarnesSabores da TerraCitopatologista Dra JosileneAri ClinicaAfonsinho AmaranteFinsolComercial Sousa Netoclinica e laboratorio sao goncaloCetec AmaranteEducandario Menino JesusMercadinho AfonsinhoAlternância de BannersPax Uni~ão AmarantePax Uni~ão AmaranteDr. JosiasPier RestobarPax Uni~ão AmaranteHospital de OlhosIdeal Web, em AmaranteMegalink AmaranteSuper CarnesInterativa