Crianças do CMEI Gracinha Lopes em Amarante participam de atividades educativas sobre o trânsito

Amarante

Os alunos do Centro Municipal de Ensino Infantil (CMEI), Gracinha Lopes, tiveram diversas atividades relacionadas ao trânsito nos últimos dois dias em Amarante. A programação foi realizada em alusão à Semana Nacional do Trânsito.

O vice-prefeito, Mateus Vilarinho, a secretária municipal de Educação – Jesuíla Vilarinho, e as vereadoras Clara Brandão e Mylana Vilarinho participaram da culminância das atividades. A programação contou ainda com a presença dos pais e funcionários da escola.

Como parte das ações realizadas, as crianças tiveram atividades lúdicas com pistas feitas de forma artesanal. O objetivo, segundo a colaboradora da Escola Piauiense de Trânsito, Iara De Queiroz, é orientar quanto à responsabilidade de todos no trânsito.

“Os meninos estão conhecendo placas de trânsito de forma lúdica, tudo com muita brincadeira e diversão”, disse ela. “Quando crianças adquirem esses conhecimentos na escola e levam para fora, elas estão trabalhando uma necessidade vital no futuro porque ninguém vive a vida sem transitar”, completou.

A programação realizada pela Escola Piauiense de Trânsito, teve o apoio do Detran-PI e foi iniciada com alunos nessa quinta-feira numa intervenção educativa no trânsito, com parada de veículos para orientações e distribuição de panfletos sobre o tema.

A secretária Jesuíla Vilarinho considerou necessária e muito importante a realização da atividade na Semana Nacional do Trânsito. “Não podíamos passar em branco porque as crianças são as sementes do futuro. Esta ação, realizada por meio da vereadora Mylana Vilarinho, foi possível tendo em vista as parcerias que temos. Por esta razão agradeço ao prefeito Diego Teixeira, à Ana Tércia (secretária de Assistência Social), ao vice-prefeito Mateus Vilarinho, à Escola de Trânsito, à Secretaria Municipal de Infraestrutura e ao Detran.”

Orientar crianças, segundo a vereadora Clara Brandão, é conseguir jovens e adultos mais conscientes. “A criança é o início de tudo, então precisamos começar essa orientação desde cedo para que a gente consiga criar jovens e adultos mais conscientes. Nossa cidade ganhou uma sinalização e eu, como moradora, tenho consciência que melhorou para todos. Esse tipo de atividade educativa é importante e necessária, pois ainda vemos muitos condutores que não respeitam a sinalização.”

A vereadora Mylana Vilarinho afirmou que a ideia surgiu, da tentativa de sensibilizar a população de Amarante, e que os efeitos que a motivaram partiram de casa. “Eu tenho um filho pequeno, e eu senti em casa que esse efeito começou dele. A partir da semana do trânsito e dos trabalhos na escola, ele ficou atento a alerta nos semáforos. É com esse olhar que eu quis também trazer para Amarante para poder levar para casa essa informação e essa sensibilização.”

De acordo com o vice-prefeito Mateus Vilarinho, “a criança educada leva o que aprende para o trânsito. É um passo importante para educar as crianças para que possam advertir seus pais quando andarem em um transporte”.

A ação foi finalizada com novas atividades no semáforo do encontro das ruas Manoel Sobral com Dirceu Arcoverde.

Fotos: Leomar Duarte | Somos Notícia

Compartilhe este post
Sabores da TerraCasa da Roca e PetCitopatologista Dra JosileneAri ClinicaAfonsinho AmaranteMegalink AmaranteFinsolComercial Sousa Netoclinica e laboratorio sao goncaloCetec AmaranteEducandario Menino JesusMercadinho AfonsinhoAlternância de BannersPax Uni~ão AmarantePax Uni~ão AmaranteDr. JosiasPier RestobarPax Uni~ão AmaranteHospital de OlhosIdeal Web, em AmaranteSuper CarnesInterativa