Segurança Pública reforça ações no interior do estado durante o carnaval

Segurança Pública reforça ações no interior do estado durante o carnaval

Polícia

O carnaval é uma das festas mais populares e animadas do Brasil, mas também exige cuidados e precauções para garantir a segurança dos foliões. Pensando nisso, a Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI) está desenvolvendo um plano de ação que abrange a capital e os municípios do interior do estado, com o objetivo de prevenir e combater crimes, fiscalizar o trânsito, orientar a população, atender às mulheres vítimas de violência e proteger o Meio Ambiente.

Para isso, a SSP-PI conta com o reforço do efetivo policial, que chega a cerca de 2000 policiais militares distribuídos pelos 224 municípios piauienses. Em cidades que tradicionalmente recebem um maior fluxo de pessoas, como Luís Correia, Parnaíba, Floriano, Barras, Oeiras e Picos, foi montado um esquema especial de segurança realizado em terra, água e ar, com o apoio de viaturas, motocicletas, lanchas, helicópteros e drones.

As equipes do Corpo de Bombeiros Militar do Piauí (CBM-PI) também estão presentes nas principais praias do litoral, atuando na fiscalização de áreas de risco, na orientação dos foliões para prevenir acidentes e no resgate de eventuais vítimas de afogamento. Além disso, o CBM-PI realiza ações educativas nos locais de eventos, como distribuição de pulseiras de identificação para crianças, orientações sobre o uso de álcool em gel e máscaras, e dicas de primeiros socorros.

Um dos destaques do plano de ação da SSP-PI é o Centro Integrado de Segurança Pública, localizado entre as praias de Atalaia e Coqueiro, em Luís Correia, litoral do Piauí. O Centro reúne as polícias Civil, Militar e Rodoviária Federal, além do Corpo de Bombeiros, da Perícia Criminal e do Instituto de Identificação, oferecendo um atendimento rápido e eficiente à população.

De acordo com o gerente de Operações e Investigações Criminais da SSP-PI, Igor Alves, o Centro já registrou até o momento 01 Boletim de Ocorrência por perda de documentos, 01 por lesão corporal praticada contra mulher e 01 por acidente de trânsito sem vítima. Além disso, 01 pessoa foi conduzida pelo crime de receptação qualificada, 01 pessoa presa pelo crime de receptação culposa com aparelho celular roubado e uma pessoa presa em flagrante pelo crime de roubo qualificado.

“Um popular presenciou um assalto e se dirigiu até o Centro Integrado para comunicar o fato, prontamente nossas equipes iniciaram as diligências e conseguiram identificar e realizar a prisão do criminoso. O homem estava com o celular da vítima, com uma arma branca e com uma motocicleta que pode ser proveniente de roubo ou furto. Vale ressaltar que a presença das polícias nos grandes eventos garante agilidade e rapidez na resolução de diversos crimes”, pontuou Igor Alves.

O gerente ainda destacou a importância do registro do Boletim de Ocorrência. “Através do B.O conseguimos tirar de circulação pessoas envolvidas em várias práticas criminosas, além de conseguir recuperar e devolver aos seus proprietários aparelhos celulares roubados ou furtados durante as festividades do carnaval”, finalizou.

O plano de ação da Segurança Pública no interior do estado segue até a quarta-feira de cinzas, com o intuito de proporcionar um carnaval tranquilo e seguro para todos os piauienses e turistas que visitam o estado.

Compartilhe!
Afonsinho AmaranteMegalink AmaranteFinsolComercial Sousa Netoclinica e laboratorio sao goncaloCetec AmaranteEducandario Menino JesusAvante EducacionalMercadinho AfonsinhoAlternância de BannersAlternância de Banners
Faculdade Três Marias
Colégio CTE
DoraTurNacional GasFaculdade EstacioPax Uni~ão AmarantePax Uni~ão AmaranteDr. JosiasPier RestobarPax Uni~ão AmaranteHospital de OlhosIdeal Web, em AmaranteSuper CarnesInterativa