O Governo do Piauí, por meio da Secretaria de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid), em parceria com o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência (Conede-PI), realizou, durante os dias 09 e 10 de março (quinta e sexta), a segunda edição do Cidade Inclusiva. O evento, que aconteceu no Ginásio Sarah Menezes, localizado no bairro Saci, contou com uma ampla programação na área de políticas públicas voltadas às pessoas com deficiência.
Na ocasião, estiveram presentes o governador Rafael Fonteles, a secretária nacional de promoção dos direitos da pessoa com deficiência, Anna Paula Feminella, o secretário da Seid, Mauro Eduardo, assim como o deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, Franzé Silva, e diversas outras autoridades. A programação contou com palestras, apresentações e facilitação de serviços, como emissão de documentos, orientações jurídicas, prestação de informações, entre outras, que foram realizadas graças ao apoio de parceiros e também por meio de emenda da ex-deputada federal Rejane Dias.
De acordo com o governador, o projeto Cidade Inclusiva vai acontecer futuramente no interior do estado. Ele também afirmou que o centro especializado no tratamento das pessoas com autismo deve iniciar suas obras neste ano. “O Centro vai inclusive envolver as famílias. É algo que nós colocamos no nosso programa de governo e vai virar realidade. Estou muito feliz de participar desse projeto, que irá ocorrer em várias regiões da cidade de Teresina e futuramente no interior do estado”, garantiu.
Segundo a secretária Anna Paula Feminella, o evento promoveu qualidade de vida, não só da pessoa com deficiência, mas dos seus familiares e de todas as comunidades. “O evento Cidade Inclusiva é uma iniciativa que demonstra o quanto é importante que os direitos saiam do papel da lei e se transformem em realidade. Que os direitos sejam encontrados nas ruas, nos espaços públicos, em todas as políticas públicas. É assim, com acessibilidade, com respeito e dignidade, reconhecendo a bandeira”, afirmou.
Durante o evento, o secretário Mauro Eduardo também anunciou que o Governo do Estado irá promover um edital de apoio no segundo semestre de 2023 para as entidades do Piauí. “O edital é para que as entidades que atendem às pessoas com deficiência tenham esses recursos e possam executar as suas ações com qualidade dentro das suas próprias instituições de forma justa e íntegra”, relatou o secretário.
O Cidade Inclusiva terá mais duas edições voltadas para as pessoas com deficiência em Teresina, na zona Norte e na zona Leste. O objetivo é facilitar a socialização das informações e o acesso aos serviços prestados pelas redes pública e privada, dialogando sobre assuntos voltados às pessoas com deficiência e os caminhos para que estes sejam mais inclusivos e acessíveis.
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.