O secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, e superintendentes da Seduc participaram, nesta terça-feira (31), de reunião com membros do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd/UFJF). O objetivo do encontro é fortalecer os instrumentos de avaliação e diagnóstico de rede pública de educação.
O Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) atua na área de sistemas para avaliação educacional, formação de gestores da educação pública e desenvolvimento de tecnologias de gestão escolar.
No encontro, Washington Bandeira explicou que a cooperação tem o objetivo de promover práticas pedagógicas tendo como base uma gestão de dados eficaz. “A ideia é realizar o acompanhamento de dados nas redes estadual e municipal de ensino do Piauí, fortalecendo o processo ensino/aprendizagem a partir dos resultados do Sistema de Avaliação Educacional do Piauí, o Saepi. A nossa equipe entende que a gestão e as decisões de intervenção nas práticas pedagógicas devem ser baseadas em dados, portanto, a cooperação do CAEd permitirá planejar as ações a partir das informações diagnosticadas”, explicou o secretário.
O regime de colaboração na área da educação entre o Estado e municípios foi comentado pelo secretário como setor prioritário de investimentos. “A colaboração com os municípios em diversas instâncias será uma das prioridades da Seduc. O uso de ferramentas tecnológicas para avaliar a gestão e o ensino em uma base de dados comum será desenhada, pois iremos trabalhar com foco na ampliação da frequência de avaliações em todos os anos de ensino fundamental e médio”, informou Washington Bandeira.
O Sistema de Avaliação Educacional do Piauí foi criado, em 2011, pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc) em parceria com o CAEd/UFJF. A ferramenta avalia estudantes regularmente matriculados no 2º, 5º e 9º anos do ensino fundamental, de ambas as redes, e os estudantes do 6º do ensino fundamental e da 1ª, 2ª e 3ª séries do ensino médio regular e integrado da rede estadual.
Fonte: Governo PI
Compartilhe este post