AMARANTE

Políticas Públicas em discussão

São Francisco do MA realiza a IX Conferência Municipal de Assistência Social; confira!

Publicado em

Notícias de São Francisco do MA

A Prefeitura de São Francisco do Maranhão realizou na manhã desta segunda-feira (20) a IX Conferência Municipal de Assistência Social. Participaram a convidados e a sociedade civil, além de representantes da administração municipal.

O evento teve como tema ‘Assistência Social: Direito do Povo e Dever do Estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social.

A programação foi organizada sob cinco eixos com foco na proteção social não contributiva, financiamento e orçamento como instrumento para uma gestão de compromissos, controle social: o lugar da sociedade civil no SUAS, gestão de acesso às seguranças socioassistenciais e atuação do SUAS em situação de calamidade pública e emergência.

A conferência foi presidida pela comissão organizadora e pelo Conselho Municipal de Assistência Social. A presidente do Conselho Tutelar, Maiara Viana, enfatizou a importância do tema. “A importância dessa conferência foi muito grande, até porque trouxe um tema muito importante com a participação popular na garantia da proteção social ao município”, disse ela.

O evento, que teve como conferencista Márcia Barbalho, trouxe este ano o seguinte objetivo: analisar, propor e deliberar diretrizes para o aperfeiçoamento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) na perspectiva da valorização dos trabalhadores, da participação dos usuários e da qualificação dos serviços, programas, projetos e benefícios, e eleger delegados.

Leia Também:  Prefeitura lança projeto para despertar o prazer de jovens franciscoenses pela leitura

Márcia Barbalho considera que “tratar de financiamento público em um contexto atual de crise econômica e santitária torna o tema deste ano bastante desafiador”.

A secretária de Assistência Social, Helaine Wiselle, falou ao Somos Notícia sobre a plenária final da IX Conferência Municipal de Assistência Social.

“Abrimos a plenária a todos e definimos as deliberações com um olhar atento às prioridades nas discussões sobre os cinco eixos. As propostas, sem dúvida, foram devidamente apreciadas pelos delegados com o intuito de definir deliberações para o Conselho Estadual de Assistência Social”, disse Helainne.

O prefeito Adelbarto Santos participou da programação. Ele falou da importância da conferência para o município, e também sobre investir com base em diagnósticos. “É preciso nós debatermos para que as áreas onde vamos investir e os investimentos sejam baseados em um diagnóstico, por isso a importância das conferências, tanto de Assistência Social, quanto da Saúde.”

O representante do Ministério Público, Leonardo Soares, considerou que a conferência é relevante por prevenir e resolver problemas da sociedade. “A conferência é um momento fundamental para que os poderes e a sociedade civil possam traçar novos rumos na sua política de Assistência Social, que é permanente e relevante, podendo nos prevenir de problemas sociais graves, como também na indicação de uma solução para os problemas que já existem.”

Leia Também:  São Francisco do Maranhão retoma aulas híbridas nesta segunda-feira

O evento foi realizado no auditório da Praça de Eventos, a partir das 7h30.

Fotos: Vando Clepi

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Notícias de São Francisco do MA

Em agradecimento, familiares de Ronaldo Prata vão realizar culto em Ação de Graças em São Francisco do MA

Publicados

em

Familiares e amigos de Ronaldo Prata vão realizar um culto em ação de graças neste sábado (23) em São Francisco do Maranhão em agradecimento pela recuperação da sua saúde. Ele foi infectado pelo novo coronavírus e lutou intensamente contra a doença, recebendo alta médica no dia 20 de janeiro deste ano.

Ronaldo foi o primeiro franciscoense a ser entubado após contrair a doença, ficando 20 dias internado em um hospital de Timon-MA.

Após a recuperação, Chagas Prata, que é irmã de Ronaldo, disse que a família se fortalecia em orações. “Os primeiros dias foram os piores. Depois de notícias boas chegavam notícias ruins, mas nunca deixamos de crer no Senhor, que pode todas as coisas.”

Ronaldo Prata tem três filhos e é casado com Maria José. A sua volta para casa após a recuperação no dia 20 de janeiro foi marcada por forte emoção de familiares e amigos.

O culto deste sábado traz como tema: ‘Sou um Milagre’ e será realizado pela Igreja Batista em frente à Rodoviária de São Francisco do Maranhão, a partir das 19h30 com a presença de amigos e familiares.

Leia Também:  'Saúde tem aprovação de 75%', afirma prefeito de São Francisco do Maranhão


COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CIDADES

PIAUÍ

POLÍCIA

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA