São Francisco do MA realiza a IX Conferência Municipal de Assistência Social; confira!

São Francisco do Maranhão

A Prefeitura de São Francisco do Maranhão realizou na manhã desta segunda-feira (20) a IX Conferência Municipal de Assistência Social. Participaram a convidados e a sociedade civil, além de representantes da administração municipal.

O evento teve como tema ‘Assistência Social: Direito do Povo e Dever do Estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social.

A programação foi organizada sob cinco eixos com foco na proteção social não contributiva, financiamento e orçamento como instrumento para uma gestão de compromissos, controle social: o lugar da sociedade civil no SUAS, gestão de acesso às seguranças socioassistenciais e atuação do SUAS em situação de calamidade pública e emergência.

A conferência foi presidida pela comissão organizadora e pelo Conselho Municipal de Assistência Social. A presidente do Conselho Tutelar, Maiara Viana, enfatizou a importância do tema. “A importância dessa conferência foi muito grande, até porque trouxe um tema muito importante com a participação popular na garantia da proteção social ao município”, disse ela.

O evento, que teve como conferencista Márcia Barbalho, trouxe este ano o seguinte objetivo: analisar, propor e deliberar diretrizes para o aperfeiçoamento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) na perspectiva da valorização dos trabalhadores, da participação dos usuários e da qualificação dos serviços, programas, projetos e benefícios, e eleger delegados.

Márcia Barbalho considera que “tratar de financiamento público em um contexto atual de crise econômica e santitária torna o tema deste ano bastante desafiador”.

A secretária de Assistência Social, Helaine Wiselle, falou ao Somos Notícia sobre a plenária final da IX Conferência Municipal de Assistência Social.

“Abrimos a plenária a todos e definimos as deliberações com um olhar atento às prioridades nas discussões sobre os cinco eixos. As propostas, sem dúvida, foram devidamente apreciadas pelos delegados com o intuito de definir deliberações para o Conselho Estadual de Assistência Social”, disse Helainne.

O prefeito Adelbarto Santos participou da programação. Ele falou da importância da conferência para o município, e também sobre investir com base em diagnósticos. “É preciso nós debatermos para que as áreas onde vamos investir e os investimentos sejam baseados em um diagnóstico, por isso a importância das conferências, tanto de Assistência Social, quanto da Saúde.”

O representante do Ministério Público, Leonardo Soares, considerou que a conferência é relevante por prevenir e resolver problemas da sociedade. “A conferência é um momento fundamental para que os poderes e a sociedade civil possam traçar novos rumos na sua política de Assistência Social, que é permanente e relevante, podendo nos prevenir de problemas sociais graves, como também na indicação de uma solução para os problemas que já existem.”

O evento foi realizado no auditório da Praça de Eventos, a partir das 7h30.

Fotos: Vando Clepi

Compartilhe!
Ari ClinicaAfonsinho AmaranteMegalink AmaranteFinsolComercial Sousa Netoclinica e laboratorio sao goncaloCetec AmaranteEducandario Menino JesusAvante EducacionalMercadinho AfonsinhoAlternância de BannersAlternância de Banners
Faculdade Três Marias
Colégio CTE
Nacional GasFaculdade EstacioPax Uni~ão AmarantePax Uni~ão AmaranteDr. JosiasPier RestobarPax Uni~ão AmaranteHospital de OlhosIdeal Web, em AmaranteSuper CarnesInterativa