SEUL, 27 Abr (Reuters) – A Samsung Electronics Co Ltd (005930.KS) sinalizou uma recuperação gradual para chips no segundo semestre do ano depois que seu negócio de semicondutores registrou uma perda recorde na quinta-feira, impulsionada pela fraca demanda por dispositivos tecnológicos.
Uma desaceleração global na demanda por semicondutores em meio a uma desaceleração econômica e fracos gastos dos clientes fez com que os preços dos chips despencassem no primeiro trimestre.
A Samsung disse que seu negócio de chips se concentraria em servidores de alta capacidade e produtos móveis “com base nas expectativas de uma recuperação gradual do mercado e uma recuperação na demanda global” no segundo semestre.
Para o trimestre atual, a Samsung disse esperar uma recuperação limitada da demanda por chips de memória, já que as principais empresas de data centers investiram de forma mais conservadora em servidores.
A maior fabricante de chips de memória do mundo disse que o lucro operacional caiu para 640 bilhões de wons (US$ 478,6 milhões) no trimestre de janeiro a março, uma queda de 95% em relação aos 14,12 trilhões de wons do ano anterior e o lucro mais baixo em qualquer trimestre em 14 anos. A receita caiu 18%, para 63,7 trilhões de won.
A divisão de chips da gigante de tecnologia sul-coreana – normalmente sua vaca leiteira mais confiável – registrou uma perda de 4,58 trilhões de wons, em comparação com um lucro de 8,45 trilhões de wons no ano anterior.
Consumidores de todo o mundo reduziram as compras devido ao aumento da inflação. Como resultado, as empresas de smartphones, computadores pessoais e servidores reduziram seus estoques, fazendo com que os preços dos chips caíssem cerca de 70% nos nove meses anteriores.
A Samsung fez um raro anúncio de um corte na produção de chips no início deste mês, juntando-se a rivais menores.
Embora isso possa ajudar os preços dos chips a se recuperarem ligeiramente, analistas disseram que o lucro da Samsung no trimestre atual pode ser semelhante ao primeiro trimestre sem uma recuperação fundamental na demanda por aparelhos que usam chips.
(US$ 1 = 1.337,3800 won)
Reportagem de Joyce Lee e Heekyong Yang; Edição por Jacqueline Wong
Nossos padrões: Os Princípios de Confiança da Thomson Reuters.
Com informações da: Reuters
Compartilhe este post