O prefeito de Ubajara-CE, Rene Vasconcelos, disse em uma transmissão ao vivo nas redes sociais que mais de 250 famílias que vivem no entorno da barragem Granjeiro, na região do Ibiapaba, foram retiradas de casa na noite desse sábado (16) em caráter preventivo, por risco de rompimento da barragem do açude Granjeiro.
Segundo o G1/CE, parte das famílias retiradas da área form transferidas para casas de parente e para o Santuário da Mãe Rainha, no bairro Sebastião.
As intermediações do açude vinham sendo avaliadas pela Defesa Civil por causa das chances de rompimento em razão das fortes chuvas que têm caído na região.
O prefeito disse que o risco é mínimo, mas a transferência da comunidade que reside à beira do açude é uma medida de prevenção. No geral, aproximadamente 513 famílias moram na região.
Corpo de Bombeiros, Prefeitura Municipal e órgãos municipais da Defesa Civil estão auxiliando na retirada das famílias.
“Está chovendo nas cabeceiras do rio e temos a necessidade de fazer a remoção das pessoas que estão à jusante do rio. O risco de rompimento é mínimo, mas existe, e não podemos trabalhar com nenhuma possibilidade de risco, por isso estamos fazendo esse trabalho que é altamente preventivo”, explica o prefeito.
Um novo sangradouro está sendo aberto e a previsão é que as obras estejam prontas até segunda-feira (18) e terça-feira, segundo informou o prefeito. O nível da água no açude está sendo monitorado com uso de réguas.
A operação recebe também o auxílio de moradores da região.
Compartilhe este post