Rio Parnaíba transborda deixando famílias desabrigadas e comunidades isoladas em Uruçuí

Uruçuí

O rio Parnaíba transbordou em Uruçuí, região Sul do Piauí, deixando pelo menos quatro famílias desabrigadas e três comunidades isoladas. Foram mais de 120 milímetros de chuvas, de sexta-feira(24) a domingo (26).

A cheia do rio chegou a atingir as zonas urbana e rural do município, segundo informou o secretário de Infraestrutura de Uruçuí, Ribamar Mateus. Ele afirmou ainda que estradas estão interditadas e que houve desabamento de casas após as fortes chuvas desse sábado (25).

“As famílias atingidas estão na casa de parentes ou em imóveis alugados pela prefeitura. A tendência é aumentar o número de famílias desalojadas, especialmente as ribeirinhas, porque o rio está subindo o nível. As comunidades Ponte, Porto Velho e Morrinho estão isoladas”, informou ao g1.

O secretário deverá se reunir com o prefeito para definir as ações que serão tomadas no município. Ribamar Mateus disse nesta segunda-feira (27) que esse volume de chuvas não era esperado neste mês de dezembro.

“Na verdade, o que está acontecendo com a gente é uma coisa atípica. Essa época não é de ter enchente. E o que está acontecendo é um volume de chuvas muito grande na Bahia, no Sul e Sudoeste do Piauí, que está fazendo o rio transbordar. Aqui em Uruçuí já tem várias pessoas que estão desabrigadas. Teve alguns desmoronamentos, mas já está todo mundo sendo atendido”, disse o secretário.

Ele explicou ainda que a prefeitura está em alerta, considerando o aumento das chuvas na região e que os três rios estão cheios. Ele frisou ainda que o volume de chuvas que já caiu, normalmente acontece nos meses de fevereiro e março.

“O rio Uruçuí-Preto está com uma enchente que jamais foi vista na história nesse período. Para se ter uma ideia, do dia 24 para o dia 25, teve bairro onde choveu 160, 200 e até 220 milímetros, então é uma coisa jamais vista nessa região. Não é normal nesse período para a gente. Depois das 22h [de ontem] até 6h [de hoje], choveu 85 milímetros e continua o tempo fechado e chovendo, não parou ainda. No período de fevereiro para março é que vem essa enchente do tamanho que está hoje”, destacou.

Compartilhe este post
Sabores da TerraCasa da Roca e PetCitopatologista Dra JosileneAri ClinicaAfonsinho AmaranteMegalink AmaranteFinsolComercial Sousa Netoclinica e laboratorio sao goncaloCetec AmaranteEducandario Menino JesusMercadinho AfonsinhoAlternância de BannersPax Uni~ão AmarantePax Uni~ão AmaranteDr. JosiasPier RestobarPax Uni~ão AmaranteHospital de OlhosIdeal Web, em AmaranteSuper CarnesInterativa