Republicano diz que negociações sobre teto da dívida dos EUA estão pausadas

Republicano diz que negociações sobre teto da dívida dos EUA estão pausadas

Internacional

O principal negociador republicano nas negociações do limite da dívida disse que as negociações foram interrompidas, mas a Casa Branca disse que o acordo ainda é possível.

As negociações entre os republicanos da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos e o governo do presidente Joe Biden sobre o aumento do teto da dívida foram interrompidas na sexta-feira, disse o principal negociador republicano, enquanto a Casa Branca disse que um acordo ainda é possível.

Os dois lados têm pouco tempo para chegar a um acordo para aumentar o limite de empréstimos do governo federal de US$ 31,4 trilhões ou arriscar um calote catastrófico. O Departamento do Tesouro alertou que o governo pode não conseguir pagar todas as suas contas até 1º de junho.

“Até que as pessoas estejam dispostas a ter conversas difíceis sobre como você pode realmente seguir em frente e fazer a coisa certa, não vamos sentar aqui e conversar”, disse o deputado Garret Graves, negociador designado pelo presidente da Câmara Kevin McCarthy nas negociações, como ele saiu das negociações na sexta-feira.

Os negociadores da Casa Branca Shalanda Young e Steve Ricchetti disseram aos repórteres que iriam jogar “de ouvido” ao deixarem as sessões de negociação, segundo repórteres da NBC News e da ABC News.

Um funcionário da Casa Branca disse que um acordo ainda é possível.

“Se ambos os lados negociarem de boa fé e reconhecerem que não conseguirão tudo o que desejam, um acordo ainda é possível”, disse o funcionário.

Os republicanos adotaram uma linha dura nas negociações, com o House Freedom Caucus instando na quinta-feira o Senado a votar um projeto de lei aprovado anteriormente que aumentaria o limite até março em troca de 10 anos de cortes drásticos de gastos.

Os democratas da Câmara e do Senado levantaram preocupações sobre a inclusão nas negociações de novos requisitos de trabalho para alguns programas de benefícios federais para americanos de baixa renda.

As ações dos EUA, os rendimentos do Tesouro e o dólar caíram na sexta-feira após a pausa e após comentários do presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, sobre a política monetária, dizendo que ainda não está claro se as taxas de juros aumentarão ainda mais ou não.

“Pode ser para teatro. Pode ser para pressionar mais a bancada democrata e também aproveitar o fato de Biden estar no exterior. Mas esta manchete em uma tarde de sexta-feira definitivamente não é positiva”, disse Quincy Krosby, estrategista-chefe global da LPL Financial, em entrevista.

Biden estava no Japão participando de uma reunião do Grupo das Sete nações ricas. Os republicanos criticaram sua decisão de prosseguir com a viagem em um momento delicado das negociações.

“@POTUS esperou meses antes de concordar em negociar com @SpeakerMcCarthy um acordo de gastos”, disse o principal republicano do Senado, Mitch McConnell, no Twitter. “Eles são os únicos que podem chegar a um acordo. Já passou da hora do presidente levar a sério. Tempo é essencial.”

Os republicanos, que controlam a Câmara por uma maioria de 222 a 213, há meses vêm insistindo que os democratas concordem com cortes de gastos em troca de um acordo para aumentar o limite de dívida auto-imposto pelo Congresso. O limite precisa ser levantado regularmente porque o governo gasta mais do que arrecada em impostos.


Com informações do site Al Jazeera

Compartilhe este post
Sabores da TerraCasa da Roca e PetCitopatologista Dra JosileneAri ClinicaAfonsinho AmaranteMegalink AmaranteFinsolComercial Sousa Netoclinica e laboratorio sao goncaloCetec AmaranteEducandario Menino JesusMercadinho AfonsinhoAlternância de BannersFaculdade EstacioPax Uni~ão AmarantePax Uni~ão AmaranteDr. JosiasPier RestobarPax Uni~ão AmaranteHospital de OlhosIdeal Web, em AmaranteSuper CarnesInterativa