Representante do MPPI fiscaliza órgãos públicos de Gilbués

Piauí

Representando o Ministério Público do Estado do Piauí(MPPI), a promotora de Justiça Nayana da Paz Portela Veloso, por meio da 1ª Promotoria de Gilbués, realizou na última quinta-feira (29), visita à Unidade Integrada de Segurança Pública de Gilbués. Na ocasião, a representante do MPPI fiscalizou o atendimento realizado na região e verificou a estrutura do local. A promotora de Justiça foi recebida pela Delegada de Polícia Civil, Ilana Barbosa Ferreira da Silva.

No último dia 30, Nayana da Paz realizou visitas ao Centro de Atenção Psicossocial(CAP) e ao Centro de Referência Especializado de Assistência Social(CREAS), do município de Gilbués, com objetivo de conhecer os serviços, o funcionamento dos estabelecimentos e verificar as atividades desenvolvidas por cada uma, bem como suas demandas.

O CREAS, gerido pela Prefeitura de Gilbués, conta com uma equipe multidisciplinar formada por psicóloga, assistente social, coordenadora e advogado.

Na oportunidade, a coordenadora do CREAS, Ádila Milana Barreira, recebeu a Promotora de Justiça, explicou o funcionamento e a composição do órgão e forneceu outras informações. A representante do Ministério Público constatou a falta de condições de privacidade e sigilo para os atendimentos, em especial atendimento voltado a escuta especializada, assim como, a ausência de ventilação adequada. Foi informado que, embora integre o quadro de funcionários, o advogado não atua com frequência nas demandas que chegam para a instituição. A partir dos dados coletados na visita, a Promotora direcionará sua atuação para obter melhorias que assegure adequado funcionamento da Unidade.

Na sequência de visitas, a Promotora de Justiça Nayana da Paz Portela Veloso se dirigiu ao CAPS. A coordenadora do Centro, Raissa Lustosa, apresentou o serviço e a equipe multiprofissional do centro. Informou que o acesso ao atendimento no centro ocorre através tanto de demanda espontânea, como também por encaminhamentos de outros serviços. Nesse sentido, explicou que atualmente atende pacientes das cidades vizinhas (Barreiras, Monte Alegre e São Gonçalo do Gurguéia) e que a média de atendimentos é de 40 pacientes semanais.

As visitas realizadas pela 1ª Promotoria de Justiça visam aproximar mais o Ministério Público das instituições e órgãos públicos em geral, verificando como a instituição ministerial pode cooperar, dentro de suas atribuições institucionais.

Fonte: Ministério Público do PI

Compartilhe este post
Sabores da TerraCasa da Roca e PetCitopatologista Dra JosileneAri ClinicaAfonsinho AmaranteMegalink AmaranteFinsolComercial Sousa Netoclinica e laboratorio sao goncaloCetec AmaranteEducandario Menino JesusMercadinho AfonsinhoAlternância de BannersPax Uni~ão AmarantePax Uni~ão AmaranteDr. JosiasPier RestobarPax Uni~ão AmaranteHospital de OlhosIdeal Web, em AmaranteSuper CarnesInterativa