Hospital Infantil Lucídio Portella é o 1º do país no SUS a aplicar remédio mais caro do mundo

Piauí

A pequena Heloísa Barbosa Mendes, de um ano e quatro meses, tornou-se a primeira criança a receber a dose única do medicamento Zolgensma no Piauí, remédio mais caro do mundo. A aplicação ocorreu no Hospital Infantil Lucídio Portella (HILP) em São João da Canabrava. O Zolgensma é um tratamento inovador e de grande importância no combate à Atrofia Muscular Espinhal (AME), sendo considerado a terapia mais avançada para essa doença.

Os pais da criança, Keila Barbosa Mendes e Raimundo Reis Mendes, receberam o diagnóstico da AME quando Heloísa tinha apenas 20 dias de vida. O casal já tinha outro filho com a mesma doença internado no HILP. O hospital se tornou o primeiro 100% SUS no Brasil habilitado para realizar a aplicação do Zolgensma, que até 2017 não estava disponível no país.

“Devido ela já ter um irmão que é comprometido com a doença, ela foi diagnosticada mais cedo e começou logo o tratamento com o Spinraza. E agora nós íamos para Curitiba, mas graças a Deus e a equipe do Hospital Infantil, conseguimos fazer a aplicação aqui”, informa a mãe.

Segundo a pediatra Lorena Mesquita, o medicamento tem impacto positivo na qualidade de vida dos pacientes, melhorando aspectos como respiração, mastigação, articulação da fala e movimentos. O Zolgensma é recomendado para bebês com AME tipo I, até 6 meses de idade, que não estejam em ventilação invasiva por mais de 16 horas diárias.

Leia também:

Para o superintendente de média e alta complexidade da Secretaria Estadual da Saúde (Sesapi), Dirceu Campêlo, o domingo foi marcante para a saúde do Piauí.

“Hoje é um dia marcante para o tratamento das nossas crianças com AME no Piauí e em todo Norte e Nordeste. É uma ação do Governo do Estado, por intermédio da Sesapi, para dar oportunidade de melhoria na qualidade de vida da população piauiense”, declara Dirceu.

O tratamento precoce é essencial, uma vez que a AME ainda não tem cura e as terapias existentes visam estabilizar a progressão da doença. A aplicação do remédio mais caro do mundo (Zolgensma) no HILP representa um avanço significativo para a saúde pública no Piauí, possibilitando melhores condições de vida para crianças com AME e suas famílias.

Com informações do Governo do Piauí

Compartilhe este post
Sabores da TerraCasa da Roca e PetCitopatologista Dra JosileneAri ClinicaAfonsinho AmaranteMegalink AmaranteFinsolComercial Sousa Netoclinica e laboratorio sao goncaloCetec AmaranteEducandario Menino JesusMercadinho AfonsinhoAlternância de BannersPax Uni~ão AmarantePax Uni~ão AmaranteDr. JosiasPier RestobarPax Uni~ão AmaranteHospital de OlhosIdeal Web, em AmaranteSuper CarnesInterativa