Uespi amarante reitor somos notícia uapi

Reitor Nouga Batista fala ao Somos Notícia sobre o fim da Uespi em Amarante

Amarante

O reitor da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), Nouga Batista, foi entrevistado pelo Somos Notícia na tarde desta terça-feira (17). O foco da conversa foi o encerramento das atividades do núcleo da universidade em Amarante.
Ele confirmou que um ofício foi encaminhado ao governador Wellington Dias ainda em março solicitando a rescisão do Termo de Cessão de nº 007/2011 do prédio da universidade no município.
O documento traz como justificativa “a ausência de recursos financeiros para conservação e manutenção das instalações físicas do imóvel”. Ao site o reitor disse que a única modalidade de formação superior que existe no prédio em Amarante é o Parfor, do governo federal, e que o mesmo já está com o encerramento previsto para o próximo semestre, ocasião em que a Uespi encerrará definitivamente suas atividades no núcleo.
“O Parfor está com previsão de encerramento dessa turma nesse próximo semestre. A administração superior da Uespi não tem como justificar para os órgãos de controle, a exemplo do TCE, a despesa de manutenção de equipamentos de onde a Uespi não tem mais nenhuma atividade”, explicou.
“Se houvesse (por parte do Governo do Piauí) a decisão de continuar oferecendo cursos de Ensino Superior a gente manteria o prédio e teria como justificar a despesa de manutenção.”
Questionado acerca da possibilidade de reversibilidade da decisão, ele assegurou que “a Uespi vai sempre estar onde o governador quiser que ela esteja, pois ele é o mantenedor e ela existe para servir a população do estado”.
Nouga Batista acrescenta ainda no ofício que o encerramento do núcleo também se dá por outra razão: “Nesse momento, o governo está com uma política de formação superior nas cidades do interior. O Wellington Dias quer levar essa política de formação a todas as cidades através do modelo da Universidade Aberta do Piauí (UAPI), que vai existir em Amarante, Francisco Ayres, Regeneração, Tanque e nos demais municípios”, encerrou ao assegurar que o modelo centralizado em cidades pólo, a exemplo de Amarante, vai deixar de existir.

Compartilhe este post
Sabores da TerraCasa da Roca e PetCitopatologista Dra JosileneAri ClinicaAfonsinho AmaranteMegalink AmaranteFinsolComercial Sousa Netoclinica e laboratorio sao goncaloCetec AmaranteEducandario Menino JesusMercadinho AfonsinhoAlternância de BannersPax Uni~ão AmarantePax Uni~ão AmaranteDr. JosiasPier RestobarPax Uni~ão AmaranteHospital de OlhosIdeal Web, em AmaranteSuper CarnesInterativa