“Os dados do Censo servem como base para muitas políticas do Ministério da Educação, sendo vitais para o funcionamento da maioria das escolas públicas. Por isso, o prazo foi prorrogado para que as escolas que ainda não tiveram oportunidade de completar ou retificar alguma informação possam fazer isso agora”, esclarece Jales.
No Censo, são coletadas informações detalhadas sobre cada estudante, professor, turma das escolas públicas e privadas do Piauí. O Censo Escolar abrange todas as etapas (educação infantil, ensino fundamental e ensino médio) e todas as modalidades (regular, especial, educação de jovens e adultos) da educação básica.
"Estamos preocupados com as escolas municipais e particulares que ainda não realizaram o Censo", afirma Paulo Jales, gerente da coordenadoria de Estatística da Seduc. "Quase a totalidade das escolas estaduais já concluíram o cadastro", ressalta.
A Secretaria da Educação faz um acompanhamento direto nas escolas, através de supervisores regionais que dão o suporte técnico e trazem os problemas que porventura surjam, como falta de internet, computador, telefone ou até de empenho de alguma escola, contando com o apoio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).
Esses dados servirão de base para todas as políticas do Ministério da Educação voltadas a essa etapa de ensino, como distribuição de livro didático, merenda escolar, transporte, além de serem determinantes para calcular os recursos a serem repassados a estados e municípios por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb).
Os dados do Censo Escolar têm como referência a última quarta-feira do mês de maio (29/5/2013) e devem ser inseridos no site do Educacenso, no endereço eletrônico educacenso.inep.gov.br/Autenticacao.