Projeto Casa do Brincar: uma iniciativa da associação do Cajueiro que transforma vidas através do brincar

Projeto Casa do Brincar: uma iniciativa da associação do Cajueiro que transforma vidas através do brincar

Amarante

Você já imaginou como seria poder mudar a vida de uma criança em situação de vulnerabilidade social por apenas R$50,00 por mês? Essa é a proposta do projeto Casa do Brincar, uma iniciativa da Associação dos Moradores da Comunidade Cajueiro (AMCC), em Amarante, que oferece educação, cultura e lazer para crianças e adolescentes no contraturno escolar.

O projeto vai funcionar a partir de abril de 2024 na sede da AMCC, e atende atualmente a 30 crianças, que moram na comunidade Cajueiro, em Amarante.

O objetivo do projeto é proporcionar às crianças um espaço de aprendizagem, convivência e desenvolvimento integral, através do brincar. Segundo a coordenadora do projeto, Jesuila Vilarinho, o brincar é uma forma de expressão, comunicação e construção de conhecimento, que contribui para o bem-estar físico, emocional e social das crianças.

“O brincar é um direito de toda criança, mas infelizmente muitas delas não têm acesso a esse direito, por causa da pobreza, da violência, da falta de oportunidades. O projeto Casa do Brincar vem para resgatar esse direito e oferecer às crianças um ambiente acolhedor, seguro e estimulante, onde elas possam se divertir, se educar e se preparar para o futuro”, afirma Jesuila.

Como apadrinhar uma criança

Para manter o projeto em funcionamento, a AMCC conta com a colaboração de pessoas físicas que se dispõem a apadrinhar uma criança. O apadrinhamento consiste em uma doação mensal de R$50,00, que é destinada integralmente para a criança adotada, custeando as despesas com as atividades, as oficinas e a alimentação.

O padrinho ou a madrinha recebe informações periódicas sobre o andamento do projeto e o desempenho da criança apadrinhada, através de whatsapp, Instagram, Facebook ou visitando a instituição e acompanhando o trabalho de perto. Segundo a voluntária do projeto, Dorinha Carvalho, o apadrinhamento é uma forma de exercer a cidadania e a solidariedade, fazendo a diferença na vida de uma criança que precisa de apoio e carinho.

“O apadrinhamento é uma atitude que gera benefícios para toda a sociedade. Quando investimos em educação, cultura e convívio social, estamos contribuindo para a formação de cidadãos conscientes, responsáveis e felizes. E isso se reflete em um mundo melhor para todos nós”, declara Dorinha.

Atualmente, o projeto Casa do Brincar tem 30 crianças apadrinhadas, mas há muitas outras na fila de espera, aguardando por uma oportunidade de participar. Se você ainda não é padrinho ou madrinha, mas gostaria de fazer uma “criança feliz”, entre em contato com a AMCC através do e-mail: [email protected] / [email protected] ou pelo telefone WhatsApp (86)99439-4044 (Jesuila Vilarinho) (86)99981-4779 (Dorinha Carvalho) e saiba como se tornar um padrinho ou uma madrinha.

O projeto Casa do Brincar conta com o trabalho voluntário de Jesuila Vilarinho, Isaac, Talita, Nega Ana, Dorinha, Fátima e outros colaboradores que se dedicam a fazer a alegria das crianças da comunidade Cajueiro. Faça parte dessa corrente do bem e ajude a transformar vidas através do brincar.

Compartilhe este post
Sabores da TerraCasa da Roca e PetCitopatologista Dra JosileneAri ClinicaAfonsinho AmaranteMegalink AmaranteFinsolComercial Sousa Netoclinica e laboratorio sao goncaloCetec AmaranteEducandario Menino JesusMercadinho AfonsinhoAlternância de BannersFaculdade EstacioPax Uni~ão AmarantePax Uni~ão AmaranteDr. JosiasPier RestobarPax Uni~ão AmaranteHospital de OlhosIdeal Web, em AmaranteSuper CarnesInterativa