O Salão do Livro do Vale do Guaribas (Salivag), que acontece até o próximo domingo (15) em Picos, teve nessa quinta-feira (12) um bate-papo literário que contou a presença da professora e escritora de Amarante, Euzeni Dantas.
O evento teve abertura oficial nessa quarta-feira (11). Ainda na abertura do evento, foi homenageado Carlos Levi Barros, que apresentou a biografia do professor Inácio Baldoíno de Barros, seu avô.
O bate-papo literário teve como mediador o professor Cícero Rodrigues – do IFPI de Picos, e contou com a participação de nomes da Literatura Piauiense como a escritora amarantina Euzeni Dantas, Samuel Nascimento, Eva Graça Brito, Honorato Lima e Getúlio Brito.
Dentre os temas debatidos, o momento trouxe vasta explanação sobre a Coletânea Piauí em Letras, lançada no dia 20 de julho deste ano na Academia Piauiense de Letras.
“Sem dúvida foi um momento valioso para a nossa literatura que representa um estímulo à leitura e pesquisa, além de valorizar as produções literárias locais formando bons leitores, pois a leitura engrandece a alma”, afirmou ao SOMOS NOTÍCIA a escritora Euzeni Dantas.
O Salivag conta ainda com diversas palestras em toda a sua programação até o encerramento no próximo domingo. Dentre os temas, o público tem: ‘Como se tornar uma versão melhor de si’, ‘A tecnologia na realidade educacional e social do aluno no âmbito escolar’ e ‘Torquato Neto: guerrilheiro cultural’.
Sobre a explanação da Coletânea Piauí em Letras, na qual a escritora Euzeni Dantas tem participação, a amarantina assegura a obra evidencia uma importante contribuição para a Literatura do Piauí.
“Vimos o quanto foi importante para o Piauí o lançamento da coletânea. A obra, que conta com uma salada de escritores, trouxe várias temáticas, cada uma valorizando a história local”, finalizou.
Fotos: Euzeni Dantas
Compartilhe este post