Last updated on 26 de março de 2025

Ação da Polícia Civil flagra crime ambiental na zona rural de São Luís
Na manhã desta segunda-feira (24), uma operação conjunta da Polícia Civil do Maranhão (PC-MA), por meio da Delegacia do Meio Ambiente (DEMA), com apoio do 12º Distrito Policial do Maracanã e do Batalhão de Polícia Ambiental, culminou na detenção de um motorista e um empresário suspeitos de praticarem despejo ilegal de resíduos na zona rural da capital maranhense. A ação ocorreu na Vila São Benedito, próxima à entrada do bairro do Quebra-Pote, após investigações em diversos pontos da região.
Descarte irregular de resíduos líquidos de cervejaria é flagrado
Segundo o delegado Lúcio Reis, titular da DEMA, a investigação revelou que um caminhão pertencente a uma empresa de transporte estava realizando o descarte ilegal de resíduo líquido proveniente de uma fábrica de cerveja localizada na BR-135, no bairro de Pedrinhas. A prática criminosa foi identificada como uma das causas de possível contaminação ambiental na área.
Perícia constata risco de irradiação no lençol freático e nascentes
Peritos criminais estiveram no local para coletar amostras do material descartado. A análise laboratorial preliminar constatou que o despejo ilegal de resíduos estava causando possível irradiação no lençol freático e nas nascentes localizadas nos terrenos da localidade. Essa contaminação representa uma grave ameaça à saúde da população local e ao ecossistema da região.
Flagrante e confissão: despejo recorrente em áreas ambientais
O motorista do caminhão e o empresário foram autuados em flagrante com base na Lei de Crimes Ambientais e apresentados na Central de Custódia da capital maranhense. Durante o depoimento, o motorista confessou que realizava o descarte do produto diretamente no local e em outras áreas ambientais da Grande Ilha, além da cidade de Bacabeira, evidenciando a prática reiterada do crime ambiental.
Leia também:
- A caminho da igreja, idosa morre atropelada por caminhão no Maranhão;
- São Francisco do Maranhão participa do III Fórum Estadual de Gestores do Esporte, em São Luís;
- A caminho da igreja, idosa morre atropelada por caminhão no Maranhão