Barcelona conquista primeiro título da La Liga desde a saída de Messi

Esportes

Lewandowski ajuda o Barcelona a conquistar o 19º título da La Liga, mas as comemorações são interrompidas quando os torcedores do Espanyol invadem o campo.

O Barcelona está comemorando seu primeiro título da liga espanhola desde que Lionel Messi deixou o clube de futebol há dois anos, em meio a dificuldades financeiras do clube.

O clube espanhol registrou uma vitória por 4 a 2 sobre o Espanyol no domingo, em uma partida marcada por torcedores do Espanyol que invadiram o campo no final do jogo e forçaram os jogadores do Barcelona a irem para o vestiário.

Robert Lewandowski marcou duas vezes para levar o clube catalão ao seu primeiro título da liga desde 2019. O título foi garantido com quatro rodadas restantes.

A última vez que o Barcelona comemorou um título da liga sem Messi em sua equipe foi em 1998-99. Ele entrou no time principal em 2004-05 e ganhou o título naquela temporada.

As comemorações em campo duraram pouco, pois os jogadores tiveram que correr para o vestiário depois que um grande grupo de torcedores do Espanyol da seção ultra atrás de um dos gols começou a correr em direção aos jogadores do Barcelona cantando e comemorando no centro.

Os seguranças intervieram rapidamente, mas a tropa de choque teve que ficar na frente da entrada do túnel para impedir que os torcedores entrassem. Os torcedores jogaram cadeiras e outros objetos.

Alejandro Balde e Jules Koundé também marcaram pelo Barcelona, ​​que agora tem 27 títulos da liga, oito a menos que o Real Madrid. O Atlético de Madrid, terceiro colocado, está 16 pontos atrás depois de perder por 1 x 0 para o último colocado Elche no início do dia.

Torcedores do Barcelona comemoram na rua depois que seu time venceu o campeonato espanhol da La Liga ao derrotar o rival Espanyol em Barcelona
Torcedores comemoram na rua depois que o Barcelona venceu o campeonato espanhol da La Liga, em Barcelona, ​​Espanha, 14 de maio de 2023 [Joan Mateu Parra/AP Photo]

‘Sensação magnífica’

A vitória sobre o rival Espanyol deu ao Barcelona insuperáveis ​​85 pontos em 34 partidas, 14 pontos a mais que o Real Madrid, que venceu o Getafe por 1 x 0 no sábado.

O Barcelona lidera desde a 13ª rodada e tem a melhor defesa do campeonato com 13 gols sofridos – 14 a mais que qualquer outro clube. Eles também têm 25 lençóis limpos.

“É uma sensação magnífica, uma sensação de trabalho bem feito”, disse o técnico do Barcelona, ​​Xavi. “Isso é importante para dar estabilidade ao projeto do clube. O título da liga mostra que as coisas foram feitas da maneira certa e que temos que continuar nesse caminho”.

O Barcelona conquistou oito títulos da liga em 11 temporadas até 2019. Eles terminaram em segundo lugar para Madrid em 2020, depois em terceiro – atrás de Madrid e do campeão Atlético – em 2021. Eles ficaram em segundo lugar para Madrid na última temporada.

https://www.instagram.com/p/CsQ0DCxO9J5/

O primeiro título do Barcelona sem Messi veio na Supercopa da Espanha, em janeiro.

O clube ainda não conquistou um troféu importante desde que o presidente Joan Laporta tomou medidas para reestruturar sua dívida e renovar o elenco com jogadores como Lewandowski, Jules Koundé e Raphinha. Laporta comemorou com os jogadores no vestiário.

Lewandowski abriu o placar no domingo à queima-roupa aos 11 minutos, após cruzamento de Alejandro Balde. O lateral-esquerdo de 19 anos aumentou a vantagem nove minutos depois, após passe de Pedri, marcando seu primeiro gol no campeonato pelo clube.

Lewandowski, maior artilheiro do campeonato com 21 gols, fez o segundo aos 40, após cruzamento rasteiro de Raphinha na virada. Koundé marcou o quarto aos 53 com um cabeceamento após um passe longo de Frenkie de Jong. Foi também seu primeiro gol no campeonato pelo clube.

O doce adeus de Busquets

A vitória será uma ocasião emocionante para o capitão Sergio Busquets, que na semana passada anunciou que deixará o Barça após 15 anos no final da temporada.

Foi o nono título da LaLiga do meio-campista e o 32º no geral com o clube, com seu armário de troféus também incluindo três Ligas dos Campeões, sete Copa del Rey e três Copas do Mundo de Clubes da FIFA, bem como sua vitória na Copa do Mundo de 2010 e na Eurocopa de 2012 com a Espanha.

“Estou muito feliz, acho que fizemos uma campanha espetacular e conquistamos hoje com uma grande vitória”, disse Busquets ao Movistar Plus.

“Somos um time sólido, um elenco bem azeitado, com uma defesa excepcional e é assim que se constroem campeões.

“Tenho orgulho do que fizemos durante toda a temporada, sendo sólidos e regulares, vencendo os jogos que devíamos e não perdendo pontos. Foi uma temporada marcante e estou muito feliz por encerrar minha história aqui dessa forma.”

Esperanças de sobrevivência do Espanyol frustradas

A derrota foi um grande golpe para o Espanyol na luta contra o rebaixamento. Eles ficaram em penúltimo lugar, a quatro pontos da segurança.

O Espanyol venceu apenas uma vez nas últimas 10 partidas do campeonato, com um empate e oito derrotas. Eles foram rebaixados em 2020 pela primeira vez em quase três décadas, voltando à primeira divisão em sua primeira tentativa como campeões da segunda divisão.

Javi Puado marcou o primeiro gol do Espanyol aos 73 e Joselu fez o segundo nos acréscimos, enquanto os jogadores do Barcelona se preparavam para comemorar.

Com informações do site Al Jazeera

Compartilhe este post
Sabores da TerraCasa da Roca e PetCitopatologista Dra JosileneAri ClinicaAfonsinho AmaranteMegalink AmaranteFinsolComercial Sousa Netoclinica e laboratorio sao goncaloCetec AmaranteEducandario Menino JesusMercadinho AfonsinhoAlternância de BannersPax Uni~ão AmarantePax Uni~ão AmaranteDr. JosiasPier RestobarPax Uni~ão AmaranteHospital de OlhosIdeal Web, em AmaranteSuper CarnesInterativa