Piauí
Primeiro encontro do Programa Reeducar em 2022 discute sobre alienação parental
Piauí

Na manhã dessa terça-feira (25), o Núcleo das Promotorias de Justiça de Defesa da Mulher Vítima de Violência Doméstica e Familiar (Nupevid) do Ministério Público do Piauí, realizou o primeiro encontro do Programa Reeducar do ano de 2022, com o módulo “Oficina de Pais e Filhos”. O grupo reflexivo contou com a presença da promotora de justiça e coordenadora do programa , Amparo Paz, da psicóloga do Nupevid/MPPI, Cynara Veras e da defensora pública, Alynne Patricio, que participou como facilitadora do módulo.
O módulo “Oficina de Pais e Filhos” é resultado de parceria com a Defensoria Pública do Estado do Piauí. No encontro dessa terça, os reeducandos debateram sobre alienação parental e, segundo a promotora Amparo Paz, é um módulo de grande importância para que os reeducandos exerçam a paternidade com responsabilidade.
“Durante as oficinas, os defensores públicos irão trabalhar com os nossos reeducandos como exercerem a paternidade responsável, tanto com a criança, quanto com a sua ex-companheira. A oficina é primordial nesse sentido para evitar alienação parental, tanto de pai quanto de mãe, para que essas crianças possam se desenvolver de forma saudável, apesar da ruptura do relacionamento dos pais”, comenta a promotora Amparo.
O Programa Reeducar promove grupos com homens envolvidos em contextos de violência doméstica e familiar contra a mulher, a fim de sensibilizá-los quanto ao reconhecimento, responsabilização e reflexão. Os encontros são realizados na última terça-feira do mês.

Piauí
PGJ e Diretor do Ceaf/MPPI se reúnem para discutir desenvolvimento de ações e estratégias para capacitação e valorização dos integrantes do MPPI

O Procurador-Geral de Justiça do Piauí, Cleandro Alves de Moura, e o Diretor-Geral do Ceaf/MPPI (Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional do Ministério Público do Piauí), Fernando Melo Ferro Gomes, estiveram reunidos, na manhã de hoje, 26 de maio, para discutir ações e estratégias de capacitação dos integrantes do MPPI. O encontro aconteceu na sede do Ministério Público Estadual, na zona leste da capital.
Durante a reunião, foram debatidas questões relacionadas ao desenvolvimento de ações de valorização de membros e servidores aposentados da instituição. O PGJ propôs às equipes do SQVT (Comitê de Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho) e do Ceaf a elaboração de estratégias que promovam a aproximação dos integrantes do MPPI inativos à instituição.
Outro ponto tratado na reunião de trabalho foi a abertura do Memorial do MPPI à visitação pelo público externo. Foi sugerida a implantação de totens, com informações sobre o MPPI, em especial, com os fatos mais relevantes da história da instituição.

Por fim, o PGJ determinou que a equipe do Ceaf inicie os estudos sobre a criação da Escola Superior do Ministério Público do Piauí.
Participaram, também, da reunião a chefe da Divisão de Desenvolvimento Humano, Bem Estar e Segurança no Trabalho, Gabriele Mesquita, a assessora ministerial Elane Coutinho, integrante da CPPT/MPPI (Coordenadoria de Perícias a Pareceres Técnicos), e a assessora do Ceaf/MPPI, Zélia Sobral.
-
Amarante5 dias atrás
Duas motos e R$ 2 mil vão para ganhadores de Amarante no Show de Prêmios Trevo da Sorte
-
Arraial3 dias atrás
Natural de Arraial-PI, mãe fala sobre os filhos que conquistaram ouro e bronze no Jiu-Jitsu em Brasília
-
Amarante6 dias atrás
Transmissão Ao Vivo do Show de Prêmios Trevo da Sorte, em Amarante
-
Esportes3 dias atrás
Atleta de Amarante, Juninho Piauiense, é destaque com três gols contra o Sportist Svoge na Bulgária
-
Maranhão6 dias atrás
Criança de 1 ano morre arrastada por correnteza após forte chuva em Timon-MA
-
Floriano3 dias atrás
Casal é preso em Floriano com cocaína avaliada em cerca de R$ 2,5 milhões
-
Amarante7 dias atrás
Rafael Fonteles e Wellington Dias fazem encontro com o povo em Amarante nesta sexta-feira
-
Geral2 dias atrás
Qual é o melhor banco para empréstimo?