Presidente do STR de Amarante rasga edital de convocação de reunião e põe foto no Facebook

Brasil

Uma publicação feita em um perfil no Facebook na tarde desta terça-feira, 19, mostrou a presidente eleita do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), de Amarante, rasgando o edital de convocação que anuncia a Assembleia Geral Extraordinária, organizada pela maioria da diretoria executiva da entidade, marcada para o próximo dia 24, domingo. O edital estava afixado no mural da entidade e em diversos locais públicos.
Um abaixo-assinados, com manifesto de mais de 540 trabalhadores das zonas rural e urbana de Amarante, reforça a decisão da maioria da diretoria executiva na realização da Assembleia Extraordinária, que poderá reverter os resultados das últimas eleições, realizadas no dia 26 de abril, domingo.
A postura, considerada desrespeitosa para com os trabalhadores, provocou surpresa aos sócios pelo menosprezo a toda a categoria de trabalhadores, à decisão dos mais de 540 agricultores que assinaram o abaixo-assinados confirmando o desejo da diretoria, além de ferir os princípios éticos e estatutários da entidade. Outro agravante, segundo a diretoria, é o desrespeito à maioria dos companheiros da própria entidade, que são os organizadores da Assembleia.
Em contato com Dr. Marco André, um dos assessores jurídicos da chapa 02 – representada pela candidata Luíza Neta, o portal Somos Notícia foi informado que a atitude de Ângela Maria não ficará sem uma resposta. “Foi uma atitude deselegante! Ela não teve o menor respeito aos trabalhadores. Isso não vai passar em branco! Nós vamos tomar as providências necessárias, pois não fomos notificados de nenhuma decisão e nem a recorrente Luíza Neta. Portanto, não vimos nenhum motivo que levasse a presidente a tal atitude. No estatuto, o artigo 19, dá toda condição para que a diretoria, na sua maioria, convoque uma assembleia a qualquer momento”.
Em uma publicação feita nesta terça-feira, 19, Ângela Maria tenta desqualificar Vanda Lopes, um dos membros da diretoria executiva, no intuito de invalidar a Assembleia que acontecerá no próximo dia 24, sob o argumento de que a mesma não estava apta a exercer a função. “A presidente precisa conhecer melhor o estatuto da entidade que ela preside”, disse o assessor. “A Vanda foi eleita por uma assembleia e se ela vai ou não sair, quem decide é somente uma nova Assembleia e não a presidente. Não há no estatuto, previsão para que uma reunião de diretoria revogue um edital de convocação feito por outra diretoria executiva. Portanto, só quem tem poderes para tanto é uma Assembleia Geral.”
A Assembleia continua marcada para o dia 24 de maio, domingo, com a participação de toda a classe trabalhadora das zonas urbana e rural do município, que visa definir os rumos das eleições do STR.
A Assembleia, que além de marcar a data das novas eleições, pretende afastar a Comissão Eleitoral e toda a Diretoria do STR, além de definir uma nova Comissão e uma diretoria provisória para a entidade até as eleições. O intuito é a manutenção da ordem no decorrer do próximo processo eleitoral.
As eleições, que aconteceram no dia 26 de abril, segundo a Assessoria Jurídica, devem ser anuladas pela invalidação dos 31 votos de uma urna da seção 14, o que, segundo Dr. Marcos André, mudou totalmente os resultados das eleições, definindo Ângela Maria como a nova presidente do STR.
10402761_400970413424629_898833246476805511_n
Edição e postagem: Denison Duarte

Compartilhe este post
Sabores da TerraCasa da Roca e PetCitopatologista Dra JosileneAri ClinicaAfonsinho AmaranteMegalink AmaranteFinsolComercial Sousa Netoclinica e laboratorio sao goncaloCetec AmaranteEducandario Menino JesusMercadinho AfonsinhoAlternância de BannersFaculdade EstacioPax Uni~ão AmarantePax Uni~ão AmaranteDr. JosiasPier RestobarPax Uni~ão AmaranteHospital de OlhosIdeal Web, em AmaranteSuper CarnesInterativa