Empresários de Amarante tiveram um encontro com representantes das instituições financeiras Banco do Brasil e Banco do Nordeste na tarde desta quarta-feira (10) na Câmara de Vereadores para uma palestra sobre linhas de crédito e suas facilidades. O evento é uma iniciativa da Prefeitura de Amarante, por meio do Sebrae-PI e Sala do Empreendedor.
A ação tem como proposta a apresentação de linhas de crédito e as facilidades voltadas ao trade turístico, tendo em vista a consolidação do roteiro turístico de Amarante, projeto que tem à frente a consultora do Sebrae-PI e do Ministério do Turismo, Selma Fernandes Alves.
“Esse roteiro precisa de melhoria na capacitação profissional e na infraestrutura das empresas. É um momento único em razão das instituições financeiras presentes, como também pela realização de oficinas acerca do contexto da realidade turística de Amarante”, disse Selma ao Somos Notícia.
As oficinas de análise para o trade turístico serão aplicadas, segundo Selma, como forma de apontar os problemas e desafios enfrentados tanto na iniciativa pública quanto na privada. Ainda, durante o evento, houve também um encontro com as artesãs do município, que, recentemente, receberam a visita da equipe do Sebrae-PI.
O casal de empreendedores, Rissilene da Silva Lima e André Luís, da Ricoteriaa / Restaurante Serra Azul, fizeram uma avaliação positiva do evento. Os dois consideram que o empreendedor individual assumiu um novo perfil após a chegada da pandemia.
“Para o pequeno empreendedor (o encontro com os bancos) é uma oportunidade de abrir a mente e ver que o negócio dele pode crescer junto à oportunidade que o banco pode dar. É de grande valia, esse evento! De forma geral, o mercado fechou durante a pandemia, e o autônomo chegou com uma nova visão desse mercado, sendo que ele passou a ser um empreendedor, aquela pessoa que corre atrás da oportunidade. Sem dúvida, a pandemia foi fator predominante para essa mudança”, disse o casal ao Somos Notícia.
A coordenadora do CrediAmigo – do Banco do Nordeste, Francisca Maria da Silva, falou ao Somos Notícia sobre as oportunidades disponíveis no banco. “A nossa expectativa é a melhor possível. Abraçamos esta iniciativa com muita alegria e é algo que, realmente, o nosso setor precisa: ter mais presença e ter maior conhecimento do que o CrediAmigo tem para oferecer. Atendemos as duas linhas, a jurídica e a física, e hoje apresentamos o que temos de produtos para ambas as linhas, Temos os agentes que são a ponte para maior proximidade com os banco e os clientes”, disse Francisca.
A gerente da agência do Banco do Brasil, Socorro Campelo, considera que a consolidação do turismo em Amarante representa a porta de entrada para o estreitamento da relação entre o banco e a população do município.
“Este é um excelente momento para a cidade e, portanto, uma ótima visão que a prefeitura teve, por meio da Sala do Empreendedor, em trazer o Sebrae Nacional para consolidar o turismo de Amarante. Sem dúvida, será grande o aumento de empregos e de oportunidades aos empresários. Para o banco, é também uma excelente oportunidade de negócio de ter um estreitamento na sua relação com os clientes, trazendo a população para dentro do banco por meio da acessibilidade”, pontuou Socorro.
“O encontro, podemos considerar que foi de grande valia neste momento em que buscamos a consolidação do roteiro turístico de Amarante. Essas parcerias com os bancos irão fortalecer o trabalho de toda a equipe e irão prover melhorias consideráveis aos empresários da nossa cidade. A palestra de hoje, indiscutivelmente, serviu para abrir caminhos, e com muito prazer reconhecemos o nosso papel intermediando essa parceria entre os empresários e os bancos”, afirmou o prefeito Diego Teixeira.
Fotos: Leomar Duarte | Somos Notícia