A Prefeitura de Amarante, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, deu início nessa sexta-feira (15) a um conjunto de ações no combate ao vírus Aedes Aegypti. Inicialmente, agentes de Endemias e de Saúde participaram de um mutirão no bairro Morro da Cruz, na região central da cidade. Além da coleta de recipientes que podem servir de criadouros, a ação contou com momentos de orientação pedagógica aos moradores.
Dona Maria José, que mora no bairro falou sobre a ação da Secretaria. “Essa ação é tudo o que eu quero. Ela é muito importante para nós porque queremos saúde. Muitos tiveram dengue aqui no bairro. A agente de saúde vem sempre conversar com todos nós”, disse a dona de casa, Maria José.
De acordo com a secretária Antonia Carvalho, que também participou do mutirão, as ações passam a acontecer no município de modo contínuo. “O plano é dar continuidade no dia-a-dia. Os agentes de saúde estarão inseridos nas Equipes de Saúde da Família para fazerem esse trabalho educativo que vai assumir caráter preventivo, até porque não tem como esse combate acontecer de forma esporádica.”
Ela diz ainda que no bairro Morro Da Cruz, houve recentemente casos de dengue. “Tivemos casos já registrados aqui (no bairro). São doenças graves que afetam de crianças a idosos. Estamos começando esse trabalho e vamos continuar com oficina educativa para toda a população.”
O prefeito Diego Teixeira falou sobre o apelo da comunidade e também sobre a ação que se iniciou no combate ao Aedes Aegypti. “A Secretaria de Saúde está cumprindo muito bem o seu papel redobrando a atenção para evitar novas ocorrências de Dengue, Zika e Chikungunya. A população do bairro fez um apelo necessário e agora necessita se posicionar como parceira para vencermos juntos essa batalha”.
A secretária faz ainda um apelo à comunidade amarantina. “A gente vê muitas casas fechadas, lixos a céu aberto. Eu quero pedir a todos que ajudem nas divulgações pedindo a população para se conscientizar no sentido de estar eliminando os criadouros. Quanto mais pessoas estiverem fazendo isso, melhor”, encerrou.
Prefeitura de Amarante no combate ao Aedes Aegypti