A Prefeitura de Amarante, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, emitiu uma nota nesta quarta-feira (7) sobre a paralisação do Sistema Estadual de Transporte Eletivo que teve início na última segunda-feira (5).
Um comunicado da empresa Associação Reabilitar foi encaminhado para Amarante informando a suspensão dos serviços de transportes de pacientes do SUS para Teresina em razão da falta de pagamento da contrapartida do Governo do Estado.
O transporte é utilizado por pacientes que fazem tratamento de câncer, hemodiálise e outras doenças. O transporte eletivo é mantido pelos municípios com uma contrapartida do Governo do Estado.
A iniciativa afetou a frota de ônibus que atende 31 municípios em todo o território Entre Rios. A paralisação, ratifica a nota da Prefeitura de Amarante, se deu em razão da impontualidade de pagamento da referida contrapartida.
“A Secretaria Municipal de Saúde de Amarante informa ainda a todos os usuários que vem tomando as providencias necessárias no sentido de encaminhar a Teresina os pacientes que são mais graves e que não poderão deixar para serem atendidos posteriormente, encaminhando-os nos carros disponibilizados pela Secretaria de Saúde do município”, diz o informativo.
Ainda, de acordo com a Secretaria, os municípios do Território Entre Rios assumem o compromisso do pagamento mensal, segundo a Secretaria de Saúde de Amarante, em convênio com o Governo Estadual.
“Para maior esclarecimento à população, comunicamos que o transporte eletivo é pago por todos os municípios do Território Entre Rios em convênio com o Governo do Estado do Piauí, sendo que, mensalmente, os municípios, especificamente Amarante, efetuam o pagamento de R$ 11.280,00 no dia 20 de cada mês, dada a importância e o respeito que o município tem com os usuários que dependem desse tipo de transporte”, completa a nota.
Para maiores informações ao público, a Secretaria disponibiliza o contato com a Associação Reabilitar: 86 3232-0353.
“Lamentavelmente, não temos nenhuma culpa da paralisação do transporte, sendo que, assim que for restabelecido o atendimento, avisaremos a população”, completa a nota assinada pela secretária Antonia Carvalho.
“Gostaríamos que a população entendesse que o município não tem a devida condição de enviar todos os carros da Secretaria com todos os pacientes que deveriam ser atendidos, por isso a importância do transporte eletivo para o município. Infelizmente o atraso do estado está comprometendo o serviço”, finaliza a secretária.
Compartilhe este post