Em Amarante, plenária discute tema da 17ª Conferência Nacional e os avanços da Saúde no município

Amarante

A Prefeitura de Amarante, através da Secretaria Municipal de Saúde de Amarante, realizou nesta quinta-feira (09) a terceira plenária para discutir o tema da 17ª Conferência Nacional de Saúde, que será realizada de 2 a 5 de julho de 2023 pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS). A plenária contou com a presença de diversos representantes das áreas de saúde e instituições locais, como médicos, enfermeiras, dentistas, agentes comunitários de saúde, endemias, além de membros de associações, igrejas e sindicatos.

Durante o evento, foi discutido o tema “Garantir direitos, defender o SUS, a vida e a democracia”, aprovado pelo Conselho Nacional de Saúde para a 17ª Conferência Nacional de Saúde. “A lei estabelece que os municípios, estados e união realizem suas próprias conferências a cada quatro anos. Como Amarante realizou sua última conferência há menos de dois anos, hoje realizamos apenas a plenária de saúde para discutir o tema e seus eixos”, afirmou a assessora municipal de Saúde, Margareth Pimentel.

Além disso, a plenária também foi utilizada para revisar o Plano Municipal de Saúde, que foi construído para ser executado no período de 2022 a 2025. Durante a plenária, foram apresentadas propostas para as próximas etapas (regionais, estaduais e nacionais).

Os participantes também tiveram a oportunidade de discutir e revisar as diretrizes estabelecidas no Plano Municipal de Saúde. Caso fosse considerado necessário, seriam feitas revisões para garantir que as diretrizes estivessem atualizadas e refletissem as necessidades atuais dos trabalhadores de saúde e da população em geral.

A plenária, considerada uma importante oportunidade para a discussão da política Municipal de Saúde, especialmente em um momento de crise sanitária, humanitária e política, contou com a presença de representantes de diversas áreas e instituições locais. A próxima etapa será a realização das conferências regionais, estaduais e, por fim, a Conferência Nacional de Saúde.

Durante a plenária, a secretária municipal de Saúde, Ana Tércia Carvalho, destacou os avanços no município nos últimos anos, ressaltando a importância de discutir novas formas de avançar ainda mais. “É desafiador fazer Saúde em Amarante, como também outras políticas públicas de Saúde por ser um município extenso e que demanda muito esforço, força de vontade e determinação de todos para prestar um serviço de qualidade”, disse.

A Saúde em Amarante, segundo Ana Tércia, tem passado por transformações significativas nos últimos anos: “Em 2017 havia sete equipes de saúde e hoje temos nove. Havia sete postos estruturados e hoje são 20, prontos para atender da melhor forma a população e valorizar nossos profissionais, pois é compromisso do gestor (Diego Teixeira)”, finalizou.

Fotos: Leomar Duarte | Somos Notícia

Compartilhe este post
Sabores da TerraCasa da Roca e PetCitopatologista Dra JosileneAri ClinicaAfonsinho AmaranteMegalink AmaranteFinsolComercial Sousa Netoclinica e laboratorio sao goncaloCetec AmaranteEducandario Menino JesusMercadinho AfonsinhoAlternância de BannersPax Uni~ão AmarantePax Uni~ão AmaranteDr. JosiasPier RestobarPax Uni~ão AmaranteHospital de OlhosIdeal Web, em AmaranteSuper CarnesInterativa