Last updated on 15 de abril de 2025
O paratleta piauiense João Pedro fez história na Gymnasiade 2025, na Sérvia, ao garantir duas medalhas de ouro para o Brasil. O jovem talento, natural do município de Monsenhor Gil, brilhou nas provas de 100 e 400 metros, consolidando-se como um dos principais nomes do paradesporto escolar brasileiro.
A competição multiesportiva, que reúne atletas de todo o mundo, viu o jovem prodígio do Piauí subir ao pódio por duas vezes. Há ainda a possibilidade de mais um pódio para João Pedro, o atleta paralímpico do Piauí, que disputaria a prova do salto em distância nesta quarta-feira (09 de abril de 2025).
João Pedro é fruto do projeto social Pé de Vento, localizado em Monsenhor Gil. O projeto, idealizado e conduzido pelo professor Jozimar Venção, promove a inclusão social através do esporte, trabalhando com crianças e adolescentes neurotípicos e neuroatípicos.
O treinador de João Pedro expressou seu orgulho pela conquista, destacando a importância do feito para a pequena cidade. “Monsenhor Gil está orgulhosa da conquista de João Pedro, e a gente fica ainda mais orgulhoso em saber que é um trabalho feito na cidade, bem pequenininha, com poucos recursos e que temos um campeão mundial. Isso é história”, pontuou Jozimar Venção.
A Gymnasiade 2025, realizada com o apoio da Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE), se torna palco do sucesso do atleta de Monsenhor Gil, que leva o nome do estado ao pódio em uma das maiores competições estudantis do mundo. As conquistas do atleta piauiense nos 100m e 400m demonstram o potencial do paradesporto escolar brasileiro e o impacto positivo de projetos sociais como o Pé de Vento.
Leia também:
- Instituto oferece bolsa de R$ 900 para medalhistas da OBMEP
- Estudantes de Floriano conquistam medalhas na Olimpíada do Tesouro Direto
- Olimpíada de Astronomia e Astronáutica tem recorde de medalhas
