O Piauí registrou o maior número de queimadas do país nas últimas 48 horas, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Foram registrados 417 focos de incêndio no território piauiense, 14% de todas as queimadas registradas no Brasil.
Os incêndios estão concentrados na região Sul e Oeste do estado, principalmente no território de Baixa Grande do Ribeiro, que registrou 52 focos nas últimas 48 horas.
O Piauí também registrou o maior número de focos de queimadas em 2023, com 5.779 focos até setembro. O número vem crescendo nos últimos meses, com 2.474 focos registrados somente nos primeiros 18 dias de setembro.
A climatologista da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado do Piauí (Semarh), Sara Cardoso, afirmou que uma forte onda de calor pode contribuir para o aumento das queimadas. “Existe uma onda de calor se aproximando e isso influenciará principalmente nos municípios da porção Sul do estado. Isso vai impactar ao ponto de que alguns municípios vão ultrapassar cerca de 40ºC”, afirmou.
Leia também no Somos Notícia:
Compartilhe este post