Bom Jesus-PI chama a atenção por ter o maior número de pessoas com títulos de doutores

Bom Jesus

No Piauí, a cidade de Bom Jesus chama atenção devido ao notável número de pessoas com título de doutorado. Adaniel de Sousa dos Santos, que percorreu duas graduações, um mestrado e, agora, conquistou o doutorado em Ciências Agrárias, compartilha sua satisfação: “É uma meta na qual eu venho conseguindo realizar os meus objetivos.”

A cidade, localizada no Cerrado piauiense e reconhecida por sua produção de grãos, ganhou o título de “cidade dos doutores”. Atualmente, cerca de 150 doutores estão atuando em Bom Jesus, o que representa um doutor para cada grupo de 200 habitantes. Esta densidade de profissionais doutores é consideravelmente maior que a média nacional, que seria de um doutor para cada grupo de 900 pessoas. Dessa forma, o desempenho acadêmico do município é quatro vezes superior à média do país.

A presença dos primeiros doutores graduados começou a se manifestar há quase vinte anos, e muitos deles seguiram a carreira acadêmica, tanto na Universidade Federal do Piauí quanto na Universidade Estadual do Piauí.

Wanna Santos de Araújo, doutora em Educação, destaca o crescimento da universidade e seu papel no aumento da atração de doutores: “Eu vejo que nós somos um campus em ascensão. Então, a nossa universidade cresce a cada dia, o que abre espaço para que mais doutores venham para cá e somem conosco.” No momento, a universidade está prestes a lançar os primeiros doutores formados internamente, com 35 alunos concluindo um dos dois cursos de doutorado disponíveis, ambos focados no agronegócio.

Everaldo Moreira da Silva, diretor do campus, destaca a contribuição desses profissionais bem formados para a formação da próxima geração de trabalhadores locais: “Profissionais bem formados, com bons currículos, que hoje nos ajudam a formar esses profissionais que aí estão atuando no mercado de trabalho local.”

Leia também no Somos Notícia:

Além do cenário acadêmico, Bom Jesus abriga escritórios de multinacionais que têm atraído doutores para pesquisas de campo. Cerca de 30 doutores estão atualmente trabalhando em fazendas da região, onde colhem uma safra recorde de quase 7 milhões de toneladas de grãos em 2023.

Thales Caetano, doutor em Ciências Agrárias, relata a motivação por trás de sua escolha de retornar à cidade natal para contribuir com seu conhecimento: “O potencial aqui para nossa área é muito grande. Foi uma das coisas que me fez escolher, optar por aqui e, também, a receptividade, que foi muito grande.”

Entre os pioneiros, Gasparino Batista, doutor em Ciências do Solo, concluiu seus estudos fora do estado e decidiu voltar para compartilhar seu aprendizado e contribuir com o desenvolvimento local: “Saber que eu estou contribuindo para o desenvolvimento da região e da nossa cidade. Me sinto muito orgulhoso.”

Compartilhe este post
Sabores da TerraCasa da Roca e PetCitopatologista Dra JosileneAri ClinicaAfonsinho AmaranteMegalink AmaranteFinsolComercial Sousa Netoclinica e laboratorio sao goncaloCetec AmaranteEducandario Menino JesusMercadinho AfonsinhoAlternância de BannersPax Uni~ão AmarantePax Uni~ão AmaranteDr. JosiasPier RestobarPax Uni~ão AmaranteHospital de OlhosIdeal Web, em AmaranteSuper CarnesInterativa