Uma homenagem foi feita ao pesquisador piauiense, Wilson Seraine, nesta quinta-feira (23). Ele recebeu o título de Cidadão Exuense na Câmara Municipal de Vereadores, no Plenário Luiz Gonzaga, em Exu-PE.
A condecoração é de autoria do vereador José Pinto Saraiva Júnior, em agradecimento ao piauiense pelas ações realizadas em defesa do legado de Luiz Gonzaga, como também na propagação da cultura nordestina. A honraria obteve aprovação unânime.
Wilson Seraine é natural de Teresina, e já tem duas condecorações: uma como filho de Fortaleza-CE e outra de Trizidela do Vale-MA, ambas em novembro de 2019. Desta vez, Wilson Seraine foi homenageado na terra natal de Luiz Gonzaga – o rei do Baião, no interior de Pernambuco.
“Quando iniciei a missão gonzaguiana, não imaginava que receberia tanto carinho de volta. Dedico esta homenagem, de modo especial, para o nosso Rei do Baião. Com o seu modo de ser e estar no mundo, ele contribuiu e contribui para enaltecermos um nordeste de amor e fartura cultural pelo mundo”, disse o homenageado.
Durante o ato solene, ele relembrou as razões que lhe levaram a estudar a cultura nordestina. “Lembro como se fosse hoje da emoção que senti quando participei, pela primeira vez, da Missa do Vaqueiro, em 1987. Antes desse momento, já tinha sedimentado na memória as canções dos discos Danado de Bom, Nesta Estrada da Vida e Pense N’Eu. Possuía ainda as inúmeras leituras realizadas acerca da nossa cultura. Foi assim, vendo de perto, a Missa do Vaqueiro, que reacendi o apreço que sempre tive pela cultura nordestina, em especial, pela cultura gonzaguiana”, contou Wilson Seraine.
Compartilhe este post