Representantes de entidades da sociedade civil, órgãos governamentais e das comunidades inseridas na área do Parque Estadual do Cânion do Rio Poti se reuniram para discutir a formação do Conselho Gestor da Unidade de Conservação (UC).
A Oficina de Mobilização ocorreu no último dia 13 de maio, na comunidade Conceição dos Marreiros, em Buriti dos Montes, realizada pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar) e pela Prefeitura Municipal de Buriti dos Montes, com apoio do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e da Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan). Durante o encontro foram tirados indicativos da composição do Conselho e seu funcionamento.
O Conselho Gestor e o Plano de Manejo, são os dois principais instrumentos de legitimação social das UCs. O Plano de Manejo do Parque Estadual do Cânion do Rio Poti está em fase de elaboração e tem entrega prevista para o segundo semestre de 2022. Nele está fundamentado os objetivos da unidade, o zoneamento e as normas regulando o uso da área e a gestão dos recursos naturais.
Já o Conselho Gestor de Unidade de Conservação é um fórum democrático de discussão, participação, controle social, negociação e gestão da Unidade de Conservação e sua área de influência em que participam organizações da sociedade civil (ONGs), órgãos de classe, instituições de ensino e pesquisa e poder público.
“O Plano de Manejo e o Conselho Gestor são os principais instrumentos de gestão em unidades de conservação brasileiras. Por intermédio deles conseguimos compartilhar responsabilidades na proteção da unidade, otimizar recursos e aprimorar ações estabelecendo relações entre a UC e seu entorno, ampliando a compreensão da realidade e resolvendo problemas de forma mais efetiva, preservando a biodiversidade e ordenando o acesso aos recursos naturais existentes”, explica o Secretário de Meio Ambiente, Daniel Marçal.
O Conselho Gestor do Parque Estadual do Cânion do Rio Poti terá metade das vagas destinadas a órgãos públicos e a outra metade composta por entidades da sociedade civil. Participaram também da reunião, representantes das Prefeituras de Buriti dos Montes, Juazeiro do Piauí, Castelo do Piauí e Sigefredo Pacheco; Fundação Velho Monge; Instituto das Águas e Esgotos do Piauí; ICMBIO; IPHAN; CREA/PI; Secretaria de Planejamento do Estado do Piauí (Território dos Carnaubais); Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Buriti dos Montes; Associação Caatinga; dentre outros.
Sobre o Cânion do Rio Poti
Criado por meio do Decreto Estadual n° 17.429/2017, o Parque Estadual do Cânion do Rio Poti, fica localizado no município de Buriti dos Montes e preserva fragmentos de Caatinga, com inúmeras espécies da flora nordestina, sendo, também, habitat de diversas espécies da fauna.
A UC protege um dos principais trechos do Cânion do Rio Poti (Canalão), abrigando uma feição geomorfológica de extrema beleza caracterizada por grandes desfiladeiros, onde a diferença entre o fundo da calha fluvial e o topo do planalto é bastante expressiva. A área abriga ainda sítios de gravuras rupestres consideradas de grande relevância antropológica.