Na noite desta sexta-feira (04), o Lincoln Financial Field, na Filadélfia, nos Estados Unidos, foi palco de um duro golpe para o Palmeiras. O sonho de conquistar o Mundial de Clubes foi adiado, após a equipe paulista ser superada pelo Chelsea por 2 a 1, em uma partida que teve um gol contra decisivo de Weverton na reta final. O resultado garantiu a vaga dos ingleses na semifinal do torneio.

Antes mesmo de a bola rolar na Filadélfia, a emoção tomou conta do estádio. Um minuto de silêncio solene foi respeitado em homenagem a Diogo Jota e André Silva, jogadores que faleceram tragicamente em um acidente automobilístico na quinta-feira, 3 de julho. O atacante português Pedro Neto, amigo pessoal de Diogo, carregou uma camisa do Chelsea com o nome dos atletas falecidos, estendendo-a com a ajuda de Enzo Fernández durante o simbólico ato.
O início do confronto revelou um Palmeiras desorganizado em campo. Nos primeiros 35 minutos, a equipe de Abel Ferreira concedeu espaços excessivos, e o Chelsea dominou as ações. Aos 16 minutos, Cole Palmer brilhou: com três toques precisos, ele girou sobre a marcação, ajeitou a bola e chutou colocado no canto direito de Weverton, abrindo o placar para os Blues: 1 a 0. A vantagem não diminuiu o ímpeto do Chelsea, que seguiu perigoso com chutes de Palmer, Enzo Fernández e Cucurella, além de uma chance clara desperdiçada por Nkunku.
A reação alviverde só veio no final do primeiro tempo, com o time se aproximando da área adversária a partir do minuto 37, mas sem efetividade. Para o alívio dos torcedores presentes na Filadélfia, o Palmeiras voltou para a etapa final com uma postura muito melhor, conseguindo controlar o jogo. Aos 7 minutos do segundo tempo, Richard Ríos encontrou Estêvão na ponta direita. O craque palmeirense dominou com a perna esquerda, sua preferencial, e levou para a direita, disparando um chute forte que bateu no travessão e entrou, empatando o jogo: 1 a 1.
O equilíbrio se manteve na maior parte do segundo tempo, com as equipes trocando investidas. Contudo, aos 37 minutos, em uma cobrança de escanteio curta, Enzo Fernández e Cole Palmer articularam a jogada até a bola chegar a Malo Gusto. O lateral avançou pela área e tentou um cruzamento rasteiro. A bola desviou em Giay e, com uma falha de Weverton, acabou entrando na própria meta, definindo o placar em 2 a 1 para o Chelsea.
Após o gol contra, o Palmeiras se desestabilizou, e o Chelsea retomou o controle da partida. Nos acréscimos, aos 48 minutos, Madueke quase ampliou, mas Weverton conseguiu a defesa, com a bola ainda batendo na trave. A amarga derrota em solo americano encerrou a participação palmeirense no Mundial.
A eliminação faz com que o Palmeiras retome o foco nas competições nacionais, como a Copa Libertadores, a Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro, onde a equipe enfrentará o Mirassol no próximo dia 16 de julho, no Allianz Parque. Já o Chelsea segue em frente no Mundial de Clubes, onde duelará com o Fluminense na semifinal, na terça-feira, 8 de julho, às 16h (horário local), no MetLife Stadium, em East Rutherford, Nova Jersey.
Ficha Técnica do Confronto:
Palmeiras 1 x 2 Chelsea
• Palmeiras: Weverton; Giay, Bruno Fuchs, Micael e Vanderlan; Emiliano Martínez (Aníbal Moreno 30 do 2ºT), Richard Ríos (Raphael Veiga 40 do 2ºT) e Estêvão; Allan (Maurício 20 do 2ºT), Vitor Roque (Flaco López 30 do 2ºT) e Facundo Torres (Paulinho 20 do 2ºT).
• Técnico: Abel Ferreira
• Chelsea: Sánchez; Malo Gusto, Chalobah, Colwill e Cucurella; Enzo Fernández, Andrey Santos (Essugo 46 do 2ºT) e Cole Palmer; Pedro Neto (Dewsbury-Hall 41 do 2ºT), Delap (João Pedro 9 do 2ºT) e Nkunku (Madueke 9 do 2ºT).
• Técnico: Enzo Maresca
Compartilhe este post