>>Curta a fanpage do Somos Notícia no Facebook clicando aqui
A proposta já havia sido encaminhada à presidência da Codevasf no ano passado e aguardava avaliação técnica do órgão
Da mesma forma que o rio São Francisco é utilizado para fazer irrigação, podemos usar o rio Parnaíba. O projeto é excelente”, afirmou o presidente da Codevasf, Elmo Vaz, a respeito do projeto “Artérias do Parnaíba”, apresentado pelo deputado federal Jesus Rodrigues (PT).
A proposta já havia sido encaminhada à presidência da Codevasf no ano passado e aguardava avaliação técnica do órgão. A ideia consiste em canalizar água do rio Parnaíba para abastecer dezenas de municípios piauienses, priorizando o semiárido, por meio de adutoras construídas às margens de rodovias, o que exclui a necessidade de desapropriação de terras.
Na ocasião, o deputado Jesus Rodrigues esteve acompanhado do prefeito de Caracol, Nilsão, e do superintendente regional da Codevasf no Piauí, Valdiney Amorim, que foi quem elaborou o projeto voluntariamente, a pedido do parlamentar. O estudo inclui o perfil longitudinal, o dimensionamento da vazão e a planilha de custo de cada adutora, mas ainda é necessário um levantamento planialtimétrico detalhado.
“O mais importante nessa proposta é que levaremos água do rio Parnaíba de um determinado ponto para outro dentro da mesma bacia, quer dizer, a água voltará para o mesmo rio Parnaíba em um local mais abaixo”, explica Jesus Rodrigues.
A iniciativa também conta com o apoio de ambientalistas da Comissão Pró-Comitê da Bacia do Parnaíba. “Com as intensas mudanças climáticas, existe uma pressão cada vez maior pelos recursos naturais. O deputado está certo quando defende a utilização da nossa própria bacia”, salientou o secretário da entidade, Avelar Damasceno Amorim.
Fonte: WebPiauí
Compartilhe este post