Ações em Saúde e no social marcam o Outubro Rosa em São Francisco do MA

São Francisco do Maranhão

O Outubro Rosa, campanha de alerta às mulheres sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama, foi trabalhado em São Francisco do Maranhão numa parceria entre Saúde e Assistência Social. Nessa sexta-feira, foi a vez da Câmara de Vereadores debater sobre o assunto com as mulheres.
Na ocasião das atividades realizadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), segundo a Secretaria de Saúde, houve teste rápido para detecção de sífilis, HIV e hepatite.
“Fizemos também exames de prevenção, rodas de conversas e encaminhamentos para mamografias em Timon”, completou o secretário de Saúde, Raimundo Neto.
Para a secretária de Assistência Social, Helaine Wiselle, o Outubro Rosa requer ampla reflexão acerca dos cuidados com a saúde.
“Dedicamos nossas ações à melhoria das condições de vida dos franciscoenses em todos os aspectos, todos os meses do ano. O Outubro Rosa nos leva a uma reflexão profunda e requer amplo trabalho de orientações com ações de saúde e palestras”, disse Helaine Wiselle.
“Realizamos atividades do Outubro Rosa em todas as Unidades Básicas de Saúde e também na comunidade Sítio. Na próxima segunda-feira será concluído o trabalho na praça por meio de ações da Secretaria de Assistência Social na praça da igreja”, encerrou o secretário.
As orientações do combate e prevenção ao câncer de mama foram também discutidas em sessão ordinária da Câmara de Vereadores de São Francisco do Maranhão nessa sexta-feira.
“Nós temos só que nos prevenir, e não esperar que a saúde nos procure para fazermos a mamografia. O importante é a gente se tocar e se conhecer”, explicou durante a sessão, a enfermeira Neumária Barbosa.
“O câncer, que para muitos parece distante, infelizmente está se alastrando em todos lugares. Como vereadora e como mulher, eu apelo para que todos possam levar essa mensagem sobre o que discutimos esta noite para que se cuidem. Se fizerem isso, vamos estar meio passo à frente”, considerou a vereadora Milena Silva.
“Às vezes, a gente fica com receio de ir consultar o médico, mas cuidar da saúde é valorizar a vida. As pessoas estão se conscientizando que sua saúde vale muito mais. Vamos ficar atentas à alimentação e atividades físicas, o que conta muito para a prevenção”, disse a vereadora Flávia Soares.













Fotos: Vando Clepi
































Compartilhe este post
Sabores da TerraCasa da Roca e PetCitopatologista Dra JosileneAri ClinicaAfonsinho AmaranteMegalink AmaranteFinsolComercial Sousa Netoclinica e laboratorio sao goncaloCetec AmaranteEducandario Menino JesusMercadinho AfonsinhoAlternância de BannersFaculdade EstacioPax Uni~ão AmarantePax Uni~ão AmaranteDr. JosiasPier RestobarPax Uni~ão AmaranteHospital de OlhosIdeal Web, em AmaranteSuper CarnesInterativa