A Polícia Civil do Maranhão, por intermédio do Departamento de Combate ao Roubo de Cargas (DCRC/SEIC), deflagrou, na sexta-feira(23), uma ação policial intitulada de Operação “Estrada Livre”, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa especializada em roubos de cargas de combustíveis, especialmente em rodovias estaduais e federais.
A missão foi cumprir quatro mandados de prisão temporárias contra integrantes envolvidos em crimes de roubo de cargas e integração a organização criminosa. As ordens judiciais foram cumpridas na cidade de Belém,no Pará, e nos municípios de São Luís e São José de Ribamar
Na Grande Ilha , foram cumpridos mandados de busca domiciliar e de prisão nos bairros do Araçagi,Anjo da Guarda e Sol e Mar. No Pará, a ordem judicial foi cumprida no Centro de Triagem da Marambaia.
Logística da organização
De acordo com as investigações, o grupo criminoso utilizava métodos sofisticados para executar os crimes, incluindo o uso de bloqueadores de sinal,conhecidos como “jammers” ,para impedir o rastreamento de cargas roubadas. A quadrilha operava de forma articulada, com funções bem definidas entre seus membros, que iam desde a abordagem violenta dos caminhoneiros até a logística de distribuição do combustível roubado.
As investigações que culminaram na operação tiveram início a partir de uma série de roubos de cargas de combustíveis e outros produtos, ocorridos em rodovias que cortam o estado do Maranhão.
Entre os casos apurados, destaca-se um roubo ocorrido em 24 de março de 2023, em Miranda do Norte, onde a vítima foi feita refém por várias horas enquanto a carga e o veículo eram desviados para um local seguro para os criminosos.
Durante o cumprimento dos mandados, as equipes policiais apreenderam documentos e dispositivos eletrônicos que serão analisados com o intuito de identificar possíveis outros integrantes do esquema criminoso.
Os presos localizados na Grande Ilha , foram conduzidos à sede da SEIC para a formalização dos procedimentos legais ,e posteriormente encaminhados ao sistema penitenciário, onde permanecerão à disposição da Justiça.
A “Operação Estrada Livre”reforça o compromisso da Polícia Civil do Maranhão em garantir a segurança nas estradas e combater o crime organizado que ameaça o transporte de mercadorias no estado.
Fonte: Polícia Civil do Maranhão
Compartilhe este post