OPERAÇÃO POÇOS –  POLÍCIA CIVIL REALIZA OPERAÇÃO DE COMBATE AO FURTO DE ENERGIA EM CINCO MUNICÍPIOS DO SUL DO MARANHÃO

Polícia realiza operação de combate ao furto de energia em cidades do Maranhão

Polícia

A Polícia Civil do Maranhão realizou entre os dias 14 e 26 de agosto, uma operação de combate ao furto de energia nas cidades de Imperatriz, Buriticupu, Buritirana, Davinópolis e Senador La Rocque, localizadas no sul do Estado. A ação que foi coordenada pelo Departamento de Defesa de Serviços Delegados(DDSD/SEIC), contou com apoio da Perícia Oficial do Maranhão e da Equatorial Maranhão.

 A operação, denominada “Operação Poços”, visa combater as adulterações de equipamentos de medição e desvios em medidores de energia elétrica, prática popularmente conhecida como “gato”, além de ligações clandestinas conhecidas por gambiarras.

A ação foi realizada em duas etapas: entre os dias 14 e 18 de agosto as inspeções aconteceram nos municípios de Buriticupu, Imperatriz e Davinópolis e entre os dias 21 e 26 de agostoem Imperatriz, Buritirana e Senador La Rocque.

Durante a ação, foram efetuadas 22 inspeções em unidades consumidoras localizadas em zonas urbanas e rurais dos municípios, resultando nas prisões em flagrante de cinco pessoas. Além disso, foram encontrados quatro transformadores ligados clandestinamente, e outros diversos tipos de irregularidades, como ligações diretas por fora da medição, jumpers fora do padrão, placas de medidores com resistores queimados, medidores dublês e gambiarras.

A Equatorial Maranhão destaca que, além de ser uma prática criminosa prevista em lei no artigo 155 do Código Penal, o furto de energia ocasiona prejuízos para a população e para a concessionária de energia elétrica.

As fraudes e o furtos podem causar interrupções no fornecimento de energia de serviços essenciais, como escolas e hospitais, por exemplo, pois consumidores ligados de forma clandestina acabam sobrecarregando o sistema elétrico, podendo causar acidentes com incêndios e explosões e colocando em risco a própria segurança.

Fonte: Polícia Civil do Maranhão

Comercial Sousa Neto Tania Sobreira Eletrocarro Cinara Cristina Citopatologista Dra Josilene Afonsinho Amarante Finsol clinica e laboratorio sao goncalo Cetec Amarante Educandario Menino Jesus Mercadinho Afonsinho Pax Uni~ão Amarante Pax Uni~ão Amarante Pier Restobar Pax Uni~ão Amarante Hospital de Olhos Ideal Web, em Amarante Megalink Amarante Super Carnes Interativa