Oficina de Planejamento Turístico Amarante Lira Eco Parque

Oficina de Planejamento do Turismo de Amarante encerra com visita ao Lira Eco Parque

Amarante

A Oficina de Planejamento do Turismo de Amarante, ação da prefeitura por meio da Secretaria de Cultura, Turismo e Lazer, encerrou na tarde desta sexta-feira(4) depois de dois dias de aulas teóricas e práticas ministradas pelo facilitador Edson Andrade Correia, técnico da Secretaria de Turismo (Setur), e também professor e consultor na área de Turismo.
A finalização se deu por meio de uma aula prática no Lira Eco Parque, considerado um dos “cartões postais da cidade”. Os alunos tiveram uma explanação do empresário Aroldo Lira acerca da história de sucesso do empreendimento, enfatizando a evolução do Sítio Floresta, Cachaça Lira e Lira Eco Parque.
“Antigamente todo mundo que vinha Amarante visitava o Sítio Floresta, e o pessoal vinha fazer piquenique na beira do Mulato. Com a reativação da Cachaça Lira, suas as visitas aumentaram e a gente viu a força que tinha o turismo, mas vimos também que ter um potencial é diferente de ter um produto, pois nós tínhamos o potencial mas não tínhamos o produto para vender”, disse ele aos alunos.
O Lira Eco Parque, segundo Aroldo, é resultado de uma iniciativa exclusivamente familiar, representando um novo modelo de negócios para a família e uma evolução para o turismo local. “[…] foi quando a gente começou a pensar em melhorar o recebimento das pessoas que nos procuravam. Investimos no parque e na pousada porque temos que entender que, para nós em Amarante, o turismo é a nossa indústria.”
O facilitador Edson Andrade considerou que o Lira Eco Parque tem reservado um lugar de destaque no turismo do Piauí. “Para nós do curso foi uma grata satisfação porque foram muito participativas as aulas e surgiram muitas ideias e as constatações foram trabalhadas. O que a gente vivenciou no Lira Eco Parque foi um empreendimento altamente estruturado, o que não é tão fácil a gente encontrar no Piauí. Tivemos uma aula prática e o que a gente observou é que é um empreendimento que tem tudo para crescer”
“O turismo local dá um grande passo”, é o que considera o secretário municipal de Cultura, Turismo e Lazer, Ronaldo Brandão. “Amarante está dando um passo importante à frente. O que a gente encontrou quando assumiu a secretaria (janeiro de 2017) foi um atraso total. infelizmente os gestores não se preocuparam com o potencial do turismo de Amarante. Hoje a gente começa do zero, mas começa dando um passo importante com a implantação do Plano de Desenvolvimento do Turismo em Amarante, em seguida vamos criar o Conselho de Turismo e implantar o Plano Municipal de Turismo. O inventário será feito em junho quando ficará faltando apenas a sinalização turística da cidade.”
Em entrevista ao Somos Notícia, o prefeito Diego Teixeira assegura o apoio necessário para que as ações ganhem força e possam alavancar de forma sólida o turismo em Amarante. “O que nós temos aqui é um potencial que não era divulgado e nem explorado, tendo em vista a riqueza cultural que existe. Tenho certeza que Amarante vai alavancar, pelo menos estamos cumprindo a nossa parte organizando a casa com a implantação desse sistema para que tão logo nossa cidade seja referência no turismo”, disse ele.
O inventário que será feito em junho terá a participação dos integrantes da Oficina de Planejamento do Turismo de Amarante.

Finalização da Oficina de Planejamento do Turismo de Amarante

Fotos: Denison Duarte















Compartilhe este post
Sabores da TerraCasa da Roca e PetCitopatologista Dra JosileneAri ClinicaAfonsinho AmaranteMegalink AmaranteFinsolComercial Sousa Netoclinica e laboratorio sao goncaloCetec AmaranteEducandario Menino JesusMercadinho AfonsinhoAlternância de BannersPax Uni~ão AmarantePax Uni~ão AmaranteDr. JosiasPier RestobarPax Uni~ão AmaranteHospital de OlhosIdeal Web, em AmaranteSuper CarnesInterativa