Novembro Azul: Programa Reeducar promove conscientização sobre prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata e de ISTs

Piauí

O Núcleo das Promotorias de Justiça de Defesa da Mulher Vítima de Violência Doméstica e Familiar (Nupevid) do Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI), coordenado pela promotora de Justiça Amparo Paz, realizou, nessa terça-feira (29), o módulo “Novembro Azul” do Programa Reeducar.

Nessa etapa do programa, foi promovida campanha de conscientização para prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata, bem como de outras doenças que afetam os homens.

“Essa turma de reeducandos é bastante participativa, o que torna mais proveitosos os encontros e os diálogos promovidos a cada módulo”, enfatiza a promotora Amparo Paz, coordenadora do programa.

Na ocasião, os reeducandos debateram o assunto e tiraram suas dúvidas sobre infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), o câncer de próstata e os avanços existentes para a prevenção, com as facilitadoras e com a psicóloga do Nupevid, Cynara Veras.

As facilitadoras foram a enfermeira Izabel Rodrigues, da Coordenação de Atenção à Saúde do Adulto e do Idoso (SESAPI), e a discente de enfermagem Hildelane Rodrigues, que falaram sobre os riscos de não realizar consultas e exames preventivos.

O câncer de próstata é o segundo tipo mais comum de câncer no Brasil, atrás apenas do câncer de pele não melanoma. Por ser uma doença silenciosa no estágio inicial, tem como principal aliado para a chance de cura o diagnóstico precoce. “Muitas vezes, a ida ao urologista e a realização de exames preventivos são um tabu na vida dos homens, o que faz com que eles não cuidem da saúde e acabem vulneráveis a doenças”, frisa a enfermeira Izabel Rodrigues.

“Nenhum desconforto é maior do que passar por essas doenças e ter o risco de perder a vida. Precisamos desconstruir a masculinidade tóxica que afasta os homens dos cuidados com a saúde”, completa Amparo Paz.

Esse foi o sétimo módulo da sexta edição do Programa Reeducar, que tem como foco desconstruir pensamentos machistas e reeducar homens envolvidos em contexto de violência doméstica e familiar.

Fonte: Ministério Público do PI

Compartilhe este post
Sabores da TerraCasa da Roca e PetCitopatologista Dra JosileneAri ClinicaAfonsinho AmaranteMegalink AmaranteFinsolComercial Sousa Netoclinica e laboratorio sao goncaloCetec AmaranteEducandario Menino JesusMercadinho AfonsinhoAlternância de BannersPax Uni~ão AmarantePax Uni~ão AmaranteDr. JosiasPier RestobarPax Uni~ão AmaranteHospital de OlhosIdeal Web, em AmaranteSuper CarnesInterativa