São Francisco do MA vai usar cloroquina, se for preciso: “A paciente com covid-19 está bem”, disse Raimundo Neto

WhatsApp
Twitter
Telegram
Facebook

O secretário de Saúde de São Francisco do Maranhão, Raimundo Neto, disse em entrevista no início da tarde desta quinta-feira que, em relação ao primeiro caso confirmado de coronavírus no município, toda a população do município deve ficar tranquila.

A paciente, segundo ele, está em casa sendo monitorada pela Vigilância Sanitária. A família também está em isolamento recebendo as orientações da equipe de profissionais. Da mesma forma, estão em isolamento todas as pessoas com quem a paciente teve contato ao chegar no município de São Francisco do Maranhão.

Ela teria chegado na última terça-feira para visitar os familiares, já apresentando febre. “Graças a Deus a paciente está bem e não corre nenhum perigo”, disse o secretário (por telefone) ao locutor L. Silva na Rádio Cultura de Amarante.

Um comitê técnico foi criado ainda em março pela Prefeitura de São Francisco do Maranhão com a finalidade de direcionar o município na tomada de decisões na ocorrência de casos positivos do novo coronavírus.

A equipe é composta de profissionais da Medicina, Enfermagem, Advocacia e Vigilância Sanitária. “Eles estão seguindo todos os protocolos do Ministério da Saúde, da Secretaria de Saúde do Estado e da OMS. Todas as nossas ações são norteadas baseadas nesses protocolos.”

De acordo com o prefeito Adelbarto Santos, a paciente está apresentando sintomas leves. “Momentaneamente os sintomas são leves, e estamos monitorando a paciente através da Vigilância Sanitária e não precisou que ela fosse internada no hospital. Estamos, de fato, fazendo o dever de casa.”

O secretário confirmou que o município já dispõe de medicamentos à base de cloroquina, caso a paciente necessite. “Nós temos no município o kit formado por hidroxicloroquina, sulfato de zinco, azitromicina e ivermectina. Todos esses medicamentos, quem prescreve é o médico. Nós não podemos interferir na conduta médica. Se houver necessidade, o médico vai entrar com a medicação e não será preciso a paciente comprar”, completou Raimundo Neto.

Questionado sobre a revelação do nome da paciente, o secretário informou que cabe apenas a ela a iniciativa de se manifestar publicamente comunicando que está com a doença. “É um direito do paciente em qualquer patologia não ter sua identidade revelada. Os profissionais têm uma conduta a ser seguida e em nenhum momento podemos citar o nome da pessoa. Se a pessoa quiser, se manifestar em vídeo ou por meio de nota para comunicar o fato à sociedade, é por decisão dela.”

As medidas preventivas e de segurança vão ser mantidas em São Francisco do Maranhão. O secretário Raimundo Neto informou que, com a ocorrência do caso positivo, as medidas que vão valer serão as do decreto municipal.

“Passamos a manhã inteira em reunião com toda com o comitê. Nós vamos neste momento seguir o decreto municipal com todas as medidas de prevenção com as barreiras, uso de máscaras, disponibilizando os EPIS aos profissionais, seguindo todos os protocolos”, finalizou.

Receba nosso conteúdo

Related Posts

Welcome Back!

Login to your account below

Create New Account!

Fill the forms below to register

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Add New Playlist