Menu...

11 de dezembro de 2018

Doença rara: criança franciscoense consegue tratamento especializado em São Luís


Hospital de Olhos

Aos sete anos, o pequeno Venício Silva Ribeiro, residente na comunidade Várzea Comprida – em São Francisco do Maranhão, é portador de uma doença rara para a sua idade. Um tratamento especializado em São Luís-MA, adquirido pela prefeitura, pode dar um novo rumo à sua vida.

Depois de tentativas e lutas de familiares e amigos, nesta quinta-feira (27) o jovem foi encaminhado de Timon por meio de um transporte socorrista aéreo para a capital, São Luís-MA.

De acordo com informações do hospital Dr. Luiz Gonzaga Martins, Venício Silva vai ter à sua disposição, uma equipe médica especializada para um atendimento qualificado.

“Que Deus possa estar abençoando esta criança, renovando as suas forças e de sua mãe, pois a luta tem sido muito grande. Esse sim é o Maranhão que eu quero, com mais saúde e compromisso com a população, sem definir raça, classe social ou posição política”, disse a secretária de Assistência Social, Helaine Wiselle.

Segundo ela, os sintomas demoraram a aparecer, e quando apareceram o problema foi confundido com outra doença.

“Os sintomas demoraram aparecer e quando apareceu foi confundido com (sopro). Com o quadro de saúde agravado, em fevereiro deste ano, novos exames foram feitos, o que detectou um problema no coração que era responsável por acumular líquido no abdômen se espalhando pelos membros inferiores”, completou.

No início, o acompanhamento, segundo a diretora do hospital – Ana Meire, vinha sendo feito, “com presteza”. Depois de encaminhado para várias Unidades de Pronto Atendimento (UPA’s), Venício voltou para casa. “Ele ficou na casa da franciscoense Bárbara Belo, a quem agradecemos e, depois voltou para São Francisco do Maranhão. Depois de apresentar inchaço, amigos da família contribuíram e Venício foi submetido a uma consulta e novos exames, o que possibilitou a descoberta do problema.

Os problemas de inchaço nos membros inferiores continuaram. O prefeito Adelbarto Santos, de acordo com informações do hospital de São Francisco do Maranhão, teria conseguido uma vaga em um atendimento especializado em um hospital em São Luís-MA, referenciado para casos como o de Venício Silva, que decolou de helicóptero do município de Timon com destino à capital maranhense.

“Agradecemos ao Hospital e toda a sua equipe, como também ao prefeito Adelbarto Santos por não ter medido esforços para melhorar a saúde do município e ao governador do estado”, finalizou Helaine Wiselle.

Venício Silva Ribeiro é filho de Carlinhos e Eva, ambos da comunidade Várzea Comprida. No momento, franciscoenses se mantêm na expectativa dos primeiros resultados do tratamento especializado.

criança são francisco maranhão

Tags:

Comente aqui

ut diam elit. felis porta. ut elementum risus.