Press "Enter" to skip to content

Vídeo: Ronaldo Brandão faz balanço das ações de resgate da Cultura e Turismo de Amarante

O secretário de Cultura e Turismo de Amarante, Ronaldo Brandão, falou em entrevista ao Somos Notícia nessa quinta-feira (02) sobre o resgate da Cultura e do Turismo no município. Na ocasião, ele elencou as ações da sua pasta, com destaque ao que foi resgatado pela gestão municipal.

“Quando fui indicado pelo Helcias Lira e aceito pelo prefeito Diego Teixeira, a gente entrou com um desafio enorme, que foi resgatar a cultura – essa era uma promessa de campanha do prefeito”, disse Ronaldo.

Como parte dos desafios iniciais da gestão, houve o resgate da banda Nova Euterpe, do Zé Pereira e do Carnaval.

Banda Nova Euterpe de Amarante

“Eu considero que resgatar a banda Nova Euterpe foi o primeiro passo por ser um patrimônio da população de Amarante, e não pode estar fora da gestão. O Zé Pereira era uma festa tradicional que não tinha o apoio da prefeitura. Na atual gestão, nós transformamos essa festa em um dos maiores eventos do município”, explica Ronaldo.

Zé Pereira de Amarante – ano 2017

Em meio às manifestações culturais resgatadas, segundo o secretário, está o carnaval, as festividades juninas e a Semana Cultural, quando se comemora o aniversário de Amarante.

carnaval de amarante
Carnaval de Amarante

Dentre os pontos destacados por Ronaldo Brandão estão o reconhecimento e valorização dos artista da terra, como também a geração de renda. “O município não tem indústria, e o que a gente mais queria era gerar emprego e renda por meio desses eventos que movimentam a nossa Economia, pois a cultura não é política e sim Economia, pois tudo o que se faz se gera emprego e renda”, completou ao considerar que a Semana Cultural voltou a ser referência no Piaui.

O secretário considera que o I Circuito Cultura Viva, realizado em novembro de 2017, foi o maior evento cultural de raiz ja realizado em Amarante. “Na efervecência dos nossos adolescentes, tivemos oito oficinas como grafite, consertos de bonecas, dança, dentre outros.”

I Circuito Cultura Viva

Ronaldo Brandão é também o presidente do Ponto de Cultura de Amarante – no bairro Escalvado, e já conta com realização de oficinas de violão, capoterapia e outras atividades culturais. “Por ser uma entidade que se aproximou muito da secretaria, nós assumimos a condução da entidade para realizar atividades como oficinas de violão, teatro e multimídia”

I Circuito Cultura Viva

O secretário considerou durante a entrevista que Cultura e Turismo tiveram o olhar atento do gestor para o processo de resgate ao longo da administração municipal. “A cultura e turismo foram áreas que o prefeito priorizou com resgate e movimentos culturais. O que não podemos mais é permitir um retrocesso, por isso estamos colocando o nosso nome à disposição nas próximas eleições. Esse calendário cultural precisa continuar”, afirmou Ronaldo ao destacar que o município entrou no mapa turístico nacional e do estado.

Como parte das conquistas pela entrada no mapa do turismo nacional e estadual, o município foi em 2019 o ponto de largada do Rally Piocerá Bike com 150 ciclistas de estados brasileiros saindo da avenida Desembargador Amaral.

Rally Piocerá – Amarante 2019

Ronaldo Brandão vai pleitear uma candidatura ao cargo de vereador de Amarante. Segundo ele, se eleito, Cultura e Turismo serão o foco de trabalho na Câmara de Vereadores. “Eu sei que a gente não consegue fazer 100%, mas demos um passo grande na Cultura de Amarante com a devida valorização dos artistas da terra e os grupos culturais. O nosso sentimento é de gratidão ao meu amigo Helcias, ao prefeito Diego Teixeira e Ana Tércia pelo incondicional apoio, aos artistas locais, à banda de música, à imprensa, aos grupos folclóricos e aos agentes culturais. Nessa nossa nova missão teremos como bandeira a defesa da cultura e do turismo”, finalizou.

Secretário Municipal de Cultura e Turismo – Ronaldo Brandão

Be First to Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *