Menu...

20 de agosto de 2019

Prefeitura de Amarante entrega Unidade Básica de Saúde e promove um dia de ações no Saco da Cachoeira


Hospital de Olhos

Publicidade

A comunidade Saco da Cachoeira, zona rural de Amarante, teve neste domingo (7) a inauguração da Unidade Básica de Saúde (UBS) e um dia de ações aos moradores da localidade e adjacências.

O momento solene, ao som da banda Nova Euterpe – de Amarante, contou com a presença de moradores, vereadores, assessores, secretários e do prefeito Diego Teixeira.

A inauguração aconteceu às 8h30. Em seguida, houve entrega de mais de 20 enxovais a gestantes, além de outras ações com a participação das secretarias de Assistência Social, Educação, Cultura e Esportes.

O secretário de gabinete, Josineide Amorim, abriu o evento com um discurso de valorização à importância das ações do prefeito Diego Teixeira. “A gente tem visto o trabalho desse prefeito jovem e que chegou à prefeitura com vontade de trabalhar, fazendo uma administração que tem deixado bons comentários devido às obras que ele tem feito, mesmo com as dificuldades que o nosso estado tem passado. Diego tem feito coisas grandes em prol da nossa população.”

O médico e ex-prefeito de Amarante, Agenor Lira, participou do evento e elogiou a entrega da UBS. Segundo ele, a administração “ganhou, pois era isso que a comunidade precisava.”

O secretário de Agricultura, Gonçalo Filho, disse que a Unidade Básica de Saúde “é uma obra de suma importância para o povo”. Segundo ele, sua adesão à equipe de governo se deu ainda cedo “por acreditar (na administração)”.

Para o médico Jairo Prado, o grande público no evento “significa que o povo está participando da gestão”.

“Foi uma grande mudança. O mini-posto que existia não funcionava, e a estrutura era de péssima e inadequada para as consultas. O prefeito viu a situação e prometeu a reforma e ampliação para que pudesse atender bem a comunidade”, afirmou o secretário de Infraestrutura, José Itamar.

Como parte das ações, a Secretaria de Educação iniciou um minicenso como busca ativa para o resgate de alunos que estão fora da sala de aula. A secretaria realizou também, segundo o secretário municipal de Educação, Ironilson Lima, uma exposição com registros das ações realizadas nos últimos três anos.

“Nós estamos trazendo esse minicenso para identificar quantas crianças temos em cada casa e se elas estão regularmente matriculadas. Talvez devamos firmar parceria com a saúde para alcançarmos esse resultado. Realizamos apresentações culturais e mini gincanas com premiações envolvendo alunos das escolas”, disse ele.

A comunidade considera que haverá um grande avanço para os moradores. O morador Raimundo Nonato da Silva, de 74 anos, falou sobre a ação da Prefeitura de Amarante. “Eu nunca tinha visto um trabalho como este. Sempre que eu precisava de atendimento médico, tinha que ir para a cidade ou para o Posto de Saúde do Mimbó. O serviço está muito bem feito, e agora todo o atendimento será aqui.”

O secretário municipal de Cultura e Turismo, Ronaldo Brandão, falou sobre o sucesso da inauguração e das ações realizadas neste domingo. “Um gestor acerta quando pensa no seu povo e promove ações para a promoção da qualidade de vida. Este é um dia de festa, não só para esta comunidade mas para toda a região. O prefeito Diego Teixeira tem se destacado pela promoção do bem-estar da população, tanto na Educação e Saúde, como na Cultura e nas demais secretarias.

A moradora Lucinda da Cunha, de 50 anos, considerou a obra uma bênção para a comunidade. “Essa obra feita pelo prefeito Diego Teixeira é uma bênção em nossas vidas. Uma reforma como esta, o posto nunca tinha recebido. O posto era um desastre, e agora se tornou uma bênção”.

“A minha avaliação é muito positiva, pois é um prazer estar na gestão e poder realizar ações que vão impactar na vida dos moradores da comunidade e localidades circunvizinhas que vão utilizar o posto. A população está em peso porque abraçou a ideia de trazermos os projetos que temos na sede para dentro da comunidade, a exemplo das oficinas para geração de emprego e renda, emissão de identidade, esporte, lazer e atendimentos médicos”, considerou a secretária de Assistência Social, Ana Tércia.

O prefeito Diego Teixeira falou ao Somos Notícia e considerou que o desenvolvimento começa pela Saúde e Educação. “A gente não pode buscar o desenvolvimento de uma comunidade sem começar pelo básico como saúde e educação. Poder entregar um posto de saúde totalmente equipado com o que há de melhor no Brasil me deixa feliz. Hoje entregamos uma excelente estrutura equipada com uma equipe que vai fazer o acompanhamento da comunidade no dia a dia.”

Finalizando as ações, houve partidas de futebol pela manhã e, por volta de meio-dia, foi realizado uma partida amistosa no campo da comunidade entre os times da Prefeitura x Atletas da Comunidade.

Fotos e vídeo: Leomar Duarte e Gisele Duarte | Somos Notícia

Publicidade

Publicidade

Tags: