Aos 96 anos de pura dedicação à vida no campo, Raimundo Nonato da Silva, o popular Nonato Marreca, atualmente reside na comunidade Pé da Serra, zona rural de Amarante, ao lado de Cósmea Pereira da Silva, sua neta.
Casado com a saudosa Margarida Benta da Silva, ele garante que ainda é homem para qualquer serviço do campo. “Eu estou vendendo saúde”, disse ele ao portal Somos Notícia.
A sindicalista Luíza Neta e os diretores do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), de Amarante, Leomar Duarte e Luiz Neto Barbosa, fizeram uma visita de cortesia a Nonato e o encontraram dentro de uma roça em plena atividade rural, com pouca diferença de quando estava em seu pleno vigor.
Apesar de ainda esbanjar tanto vigor, a visão começa a apresentar fortes sinais de cansaço. Mesmo assim, ele parece estar bem disposto a alcançar a idade da sua mãe, que faleceu aos 105 anos depois de lhe dar 10 irmãos, hoje seis já falecidos.
Nonato Marreca é referência
Muito conhecido nas redondezas de Amarante, Nonato Marreca é uma figura considerada ilustre no que se propõe a fazer. Ele foi conhecido por bastante tempo como “O rei da garapa”; outro ponto forte do agricultor é conhecer de perto as muitas transformações que o município de Amarante já sofreu.
Durante os trabalhos, o agricultor parou por um instante para posar numa sessão de fotos com as visitas de Amarante na tarde desta terça-feira. Confira!
Edição e postagem: Denison Duarte
Fotos Leomar Duarte