Um calor para lá dos 30 graus e uma vontade feroz de vencer a primeira competição esportiva da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). Neste sábado (30), os “Jogos da Integração da SSPDS” desembarcaram na Arena Robson Barata e, na faixa de areia do Meireles – Área Integrada de Segurança 1 (AIS 1) da Capital, aconteceu o terceiro dia de competição. Teve disputa nas modalidades Servidor de Aço, Beach Tênis e Vôlei de Praia debaixo de um sol escaldante.
A primeira disputa do dia foi uma prova de resistência. À beira mar, os agentes das Forças de Segurança concorreram na modalidade Servidor de Aço em três categorias: masculino, feminino e mais de 40 anos. Cada um dos competidores precisou correr 500 m na areia, mergulhar nas águas do mar, nadar mais 500 m e correr outros 500 m. Ao término do duatlhon, os competidores ainda precisavam realizar o maior número de abdominais em dois minutos e, em seguida, o maior número de apoios de frente em um minuto.
O vencedor da prova 40+ foi o subtenente Saraiva. “Tenho 30 anos de salvamento aquático pelo CBMCE e isso conta muito. Já ganhei seis medalhas no Campeonato Brasileiro de Salvamento Aquático, na Paraíba, e treino natação e musculação todos os dias”, revela o campeão da primeira edição do Servidor de Aço, na categoria mais de +40, o bombeiro militar do CBMCE, subtenente Saraiva.
“Esse é um exemplo que deixo para toda essa nova geração, que está chegando no Corpo de Bombeiros. Treinar é importante, principalmente, na nossa profissão. Até hoje, continuo na praia, trabalhando ali na frente: combatendo os afogamentos que venham a ocorrer e treinando todos os dias, para cada dia ficar melhor e superar os meus próprios limites. Isso é minha obrigação. Fico muito alegre por ser o primeiro bombeiro militar Servidor de Aço do Ceará”, complementa o bombeiro militar experiente.
Espírito esportivo, foco na integração
“Achei sensacional os Jogos da Integração da SSPDS! Estamos trazendo a integração através do esporte. Eventos como esse são importantes para promover a integração de todas as Forças de Segurança e trazem, de uma forma saudável, o espírito de competitividade, buscando o crescimento pessoal e a visibilidade dos nossos trabalhos”, avalia o policial civil da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core) da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), Alef Rodrigues.
“Para mim, competir em casa foi uma experiência maravilhosa e é sempre uma oportunidade muito rica competir representando a instituição que você pertence. Os Jogos da Integração da SSPDS é super importante para criar uma união entre as Forças da Segurança do Estado e para conhecermos mais pessoas, as quais indiretamente convivemos no dia a dia, porque é uma oportunidade de interagirmos através do esporte”, explica a bombeira militar do CBMCE, Sarah Silva.
Disputa ponto a ponto no Beach Tênis
Nas quadras de areia, a emoção não foi diferente. As equipes de Beach Tênis, nas modalidades iniciante, intermediário e 40+, e de Vôlei de Praia, quarteto misto, mostraram para o que vieram e vibraram, ponto a ponto, em cada etapa da competição. O rally do Beach Tênis foi composto por equipes na categoria iniciante, na categoria intermediário e na 40+ mista. No vôlei de praia, os quartetos mistos disputaram o torneio, que teve como vencedor o time da PCCE, com a PMCE em segundo e a Aesp em terceiro.
“O evento foi excelente. Sem dúvida alguma, foi uma manhã muito proveitosa e inesquecível. Tínhamos ali toda a estrutura necessária para que o Beach Tênis pudesse acontecer de forma organizada e conquistamos a quarta colocação”, reconhece o representante da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), Mário Vale.
Durante os jogos na Arena Robson Barata, competidores e torcedores curtiram a integração entre as partidas ao som de uma banda que tocou música brasileira, rock e pop.
“Ele é surfista e joga um pouco de vôlei e eu, apesar de não jogar Beach Tênis, pratico vôlei. Então, levamos um pouco da expertise de cada uma para a quadra. Então, com essas experiências, conseguimos chegar à quarta colocação e fica a sensação de que poderíamos ter conquistado o terceiro lugar. Foi uma manhã proveitosa e gostaria de parabenizar todas as equipes que participaram e a organização dos Jogos da Integração da SSPDS”, conclui Mário.
O evento contou ainda com a participação do Secretário Executivo de Inteligência e Defesa Social, Roberto Alzir Dias Chaves, e dos chefes das vinculadas da SSPDS.
O post Mulheres e homens de aço disputam palmo a palmo o pódio nas areias da Beira Mar apareceu primeiro em Polícia Civil.
Fonte: Polícia Civil do Ceará
Compartilhe este post