Foi realizada, na manhã desta quinta-feira (29), a primeira reunião presencial do projeto “Encontro com a Leitura”, o clube de leitura do Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI). Esse encontro marcou a XXV edição desde a implementação do projeto, desenvolvido pelo Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF) para incentivar o hábito da leitura entre os integrantes da instituição. Reunidos na recepção do CEAF, localizado na zona leste de Teresina, membros e servidores puderam discutir a obra “O diário de Anne Frank”, com a mediação do Controlador Interno do MPPI, Mariano Araújo.
Iniciando as explanações, o Procurador de Justiça e diretor do CEAF, Fernando Melo Ferro Gomes, destacou a importância do momento. “O projeto se desenvolveu no período de Pandemia, de maneira virtual. Por sugestão do Procurador-geral de Justiça, Cleandro Moura, essa edição dará início aos encontros presenciais. A obra escolhida é extraordinária e empolgará todos os presentes”, disse. Além disso, ele mostrou interesse em ampliar o projeto para o auditório, o qual tem capacidade de receber mais leitores.
Presente na abertura presencial do “Encontro com a Leitura”, o Procurador-geral de Justiça, Cleandro Moura, ressaltou a renovação do projeto, bem como a participação dos integrantes. “Inicialmente, o encontro teria dois anos de duração. Resolvemos dar prosseguimento pois mais dois anos. Nessa ocasião, desejo que a modalidade presencial seja inovadora, iniciando o dia de forma agradável. Parabéns a todos os envolvidos e que mias integrantes do Ministério Público comecem a participar desse momento agradável.”, frisou o PGJ.
O mediador da XXV edição, Mariano Araújo, escolheu o livro mundialmente conhecido, “O diário de Anne Frank” e abordou os pontos principais da obra. Comparando ao momento de isolamento pelo qual o mundo passou no contexto da Pandemia, o livro retrata a história de uma jovem judia que ficou enclausurada no período do Holocausto, ocorrido na Alemanha. A jovem escreveu os momentos que passou, durante dois anos, duração que ficou presa com sua família. Desde impressões de medo, angústia, até esperança.
Fazendo um paralelo com o momento de Pandemia, o Controlador Interno, destaca a reflexão que se pode fazer com a leitura da obra. “Naquele ambiente que Anne viveu em dois anos, ela passou por diversas tensões, emoções e paixões. E mesmo passando por medos, ela nos traz uma perspectiva de esperança de dias melhores. A lição dela fica pela eternidade e nos leva a uma reflexão sobre humanidade”, apresentou.
Estiveram presentes, também, a Ouvidora do MPPI, Teresinha Borges, o Procurador de Justiça, Alípio Ribeiro, a promotora de Justiça, Gladys Gomes, além de servidores e estagiários. Ao final da ocasião, O CEAF informa que os encontros acontecem mensalmente e passarão a ser de forma presencial, na recepção do Centro.
Fonte: Ministério Público do PI
Compartilhe este post