MPPI realiza 2ª edição do projeto “Compartilhando Compromissos em Rede”

Piauí

O Ministério Público do Estado do Piauí, por meio da 8ª Promotoria de Justiça de Picos, promoveu na manhã desta quarta-feira (18) a 2ª edição do projeto “Compartilhando Compromissos em Rede”. A iniciativa é mais uma das ações do MPPI que visam garantir a proteção de crianças e adolescentes vítimas de violência sexual.

A nova etapa do projeto aconteceu nos municípios de Francisco Santos, Monsenhor Hipólito, Santo Antônio de Lisboa e Dom Expedito Lopes com a apresentação de um fluxograma para atendimento de crianças e adolescentes vítimas de violência sexual para representantes da rede de proteção.

“São várias as portas de entrada para a vítima: Delegacia de Polícia Civil, Polícia Militar, Serviços de Proteção à Saúde, Conselho Tutelar e escolas. Ocorre que esses órgãos não atuavam de forma articulada, de tal sorte que a criança ou adolescente, por vezes, não sabia onde pedir ajudar e acabava se deslocando para mais de um órgão de proteção, recontando os fatos, em cada local, e revivendo a violência sofrida. Após a criação do fluxograma de atendimento, os órgãos da rede passaram a dialogar entre si, agilizando o atendimento e evitando a revitimização institucional”, disse a idealizadora do projeto, a promotora de Justiça Romana Vieira Leite.

O projeto “Compartilhando Compromissos em Rede” é uma articulação entre Ministério Público e Poder Judiciário, por meio da 4ª e 5ª Varas da Comarca de Picos e o Núcleo de Apoio Multidisciplinar da 4ª Vara de Picos (NAM), Delegacia da Mulher em Picos (DEAM), Defensoria Pública em Picos, Prefeitura Municipal e Serviço de Atendimento às Mulheres Vítimas de Violência Sexual (SAMVVIS) e órgãos de proteção municipais, como Creas, Cras, Conselho Tutelar, órgãos de saúde e de educação.

CAMINHADA – FAÇA BONITO

Ainda na manhã de hoje, a cartilha do projeto “Compartilhando Compromissos em Rede” foi distribuída durante caminhada alusiva à campanha Faça Bonito, em Picos. A ação iniciou na Praça Coração de Jesus, no bairro Bomba, e seguia até a Praça Félix Pachêco, no centro.

A cartilha é uma das ações do projeto. Com uma linguagem acessível, busca informar a população de Picos sobre as instituições que compõem o serviço de referência, além esclarecer sobre quais medidas adotar e como buscar auxílio dos órgãos de proteção. A caminhada foi promovida pela Secretaria de Trabalho e Assistência Social do município.

Compartilhe este post
Sabores da TerraCasa da Roca e PetCitopatologista Dra JosileneAri ClinicaAfonsinho AmaranteMegalink AmaranteFinsolComercial Sousa Netoclinica e laboratorio sao goncaloCetec AmaranteEducandario Menino JesusMercadinho AfonsinhoAlternância de BannersPax Uni~ão AmarantePax Uni~ão AmaranteDr. JosiasPier RestobarPax Uni~ão AmaranteHospital de OlhosIdeal Web, em AmaranteSuper CarnesInterativa