MPPI lança Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos da instituição

Piauí

O Ministério Público do Piauí, por meio do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente (Caoma) e da Coordenadoria de Apoio Administrativo (CAA/MPPI), lançou nesta terça-feira, 25 de outubro, o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos referente às unidades ministeriais localizadas em Teresina, que abrangem as sedes Centro e Zona Leste, GAECO e Casa da Cidadania. A cerimônia de lançamento ocorreu no auditório da sede Leste do MPPI.

O Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos é um documento técnico que identifica o tipo e a quantidade de geração de cada resíduo e indica as formas ambientalmente corretas para o manejo, nas etapas de geração, acondicionamento, transporte, transbordo, tratamento, reciclagem e destinação final de resíduos sólidos. O plano é uma iniciativa para implementação de práticas ambientalmente sustentáveis no âmbito do MPPI. A apresentação do plano foi conduzida pelo coordenador de Apoio Administrativo do Ministério Público, Marcílio Silva. Conheça o Plano de Resíduos do MPPI.

Durante o evento, foi assinado um Acordo de Cooperação entre o MP estadual e o Ministério Público do Trabalho no Piauí, para atuação conjunta entre os dois órgãos em prol da integração social e econômica dos catadores de materiais recicláveis e reutilizáveis, inclusive por meio do incentivo à criação e ao desenvolvimento de cooperativas ou de outras formas de associação. O acordo foi assinado pelo procurador-geral de Justiça do Piauí, Cleandro Moura, e pelo procurador-chefe do MPT no Piauí, Edno Moura.

“O lançamento do plano marca o compromisso do Ministério Público com práticas que ajudam a preservar o meio ambiente, por meio do uso consciente dos materiais da instituição, bem como sua destinação e descarte final. Sabemos da importância de cuidar dos recursos naturais para as gerações futuras e nós queremos dar a nossa parcela de contribuição nessa empreitada”, disse o chefe do MPPI, Cleandro Moura, no início do evento.

O procurador-chefe do MPT-PI, Edno Moura, e a coordenadora do Caoma, Áurea Madruga, também falaram durante a abertura do evento. O diretor-geral do Ceaf/MPPI, Fernando Ferro, esteve presente no lançamento.

Na última parte do evento, os colaboradores terceirizados do MPPI participaram de treinamento sobre o plano de gerenciamento da instituição, o manejo e destinação de resíduos sólidos. A capacitação foi ministrada pela química Suelma Santiago.

Fonte: Ministério Público do PI

Compartilhe este post
Sabores da TerraCasa da Roca e PetCitopatologista Dra JosileneAri ClinicaAfonsinho AmaranteMegalink AmaranteFinsolComercial Sousa Netoclinica e laboratorio sao goncaloCetec AmaranteEducandario Menino JesusMercadinho AfonsinhoAlternância de BannersPax Uni~ão AmarantePax Uni~ão AmaranteDr. JosiasPier RestobarPax Uni~ão AmaranteHospital de OlhosIdeal Web, em AmaranteSuper CarnesInterativa