Geral
Morre, no Rio, aos 88 anos, a atriz, escritora e ex-modelo Danuza Leão
Geral

A jornalista, escritora e ex-modelo Danuza Leão morreu na noite de ontem (22), na Clínica São Vicente, na Gávea, zona sul do Rio de Janeiro. Tinha 88 anos e estava internada para tratar de problemas respiratórios.
Nascida em Itaguaçu, no Espírito Santo, ela mudou-se com a família aos 10 anos de idade para o Rio. Irmã da cantora Nara Leão, já falecida, foi casada com o jornalista Samuel Wainer, fundador do extinto jornal Última Hora. Foi casada também com o compositor e cronista Antônio Maria e com o jornalista Renato Machado.
Danuza foi modelo profissional em Paris e se tornou a maior promotora de festas nas boates do Rio de Janeiro. Foi colunista dos jornais Folha de São Paulo e Jornal do Brasil e colaboradora de novelas da Rede Globo.
Trajetória
Descendente de italianos e indígenas, Danuza é autora de livros como Na sala com Danuza, As aparências enganam e Quase Tudo.
Em 1992, obteve um grande êxito editorial com Na Sala com Danuza. Em 2006, lançou sua autobiografia denominada Quase Tudo.
A jornalista é mãe da artista plástica Pinky Wainer, do falecido jornalista Samuel Wainer Filho e de Bruno Wainer, empresário do ramo de distribuição cinematográfica, e avó do ator Gabriel Wainer.
Ao longo de sua trajetória, Danuza atuou em Terra em Transe, filme brasileiro de 1967, roteirizado e dirigido por Glauber Rocha. Ainda não há informações sobre o sepultamento.
Edição: Kleber Sampaio

Geral
Sinal 5G começará a funcionar em Brasília na quarta-feira

Brasília será a primeira capital do país a ter a rede 5G em funcionamento na telefonia móvel. Segundo o conselheiro e vice-presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Moisés Moreira, o sinal será liberado em Brasília nesta quarta-feira (6).
Em participação no evento Teletime Inc, em São Paulo, o grupo técnico da Anatel encarregado de avaliar a desocupação da faixa de 3,5 gigahertz (GHz) aprovou a ativação do sinal 5G na capital federal no fim da tarde de hoje (4). Segundo Moreira, as próximas capitais a terem a tecnologia liberada serão Belo Horizonte, Porto Alegre e São Paulo, sem data prevista por enquanto.
Moreira preside o grupo da Anatel responsável pela liberação das frequências 3,5 GHz, por onde transitará o sinal da telefonia 5G. Atualmente, essa faixa ainda está ocupada por empresas de antena parabólica que operam com a tecnologia Banda C e estão atrasadas com a migração para outra frequência, chamada de Banda Ku.
Originalmente, o edital do leilão do 5G, realizado em novembro do ano passado, previa que todas as capitais deveriam ser atendidas pela telefonia 5G até 31 de julho. No entanto, problemas com a escassez de chips e com atrasos na produção e na importação de equipamentos eletrônicos relacionados à pandemia de covid-19 provocaram atrasos no cronograma.
O prazo para o funcionamento do 5G em todas as capitais passou para 29 de setembro. Segundo Moreira, o lançamento da rede 5G em Brasília servirá como teste, com a Anatel e as operadoras instalando filtros anti-interferência. Também está prevista a distribuição de decodificadores da Banda Ku à população de baixa renda que usa antenas parabólicas antigas que operam na Banda C.
Edição: Aline Leal
Fonte: EBC Geral
-
Amarante6 dias atrás
Em ato solene, Raimundo Nunes e Chagas Silva tomam posse no Sindserma em Amarante
-
Câmara de Amarante4 dias atrás
Vereadores ouvem bancos e Conselho Tutelar sobre atendimentos ao público em Amarante
-
Piauí3 dias atrás
Voltando de festa junina, adolescente morre após moto colidir contra cerca de arame farpado no Piauí
-
Amarante2 dias atrás
Idosos do grupo Girassol de Amarante têm fim de semana no litoral: “Viagem revigorante”, diz Diego Teixeira
-
São Francisco do Maranhão3 dias atrás
Familiares e amigos comemoram os 60 anos de Lusderene Lopes, em São Francisco do Maranhão
-
Amarante2 dias atrás
Após sorteio, cliente recebe em Amarante a primeira TV da campanha Copa Interativa 2022
-
Amarante4 dias atrás
Empresa JSB Distribuidora abre vaga de trabalho para Amarante; confira!
-
São Francisco do Maranhão3 dias atrás
Destinação correta do lixo vira tema de debate durante sessão ordinária em São Francisco do MA